Se fossem somente pelas aulas de geografia do colégio quase ninguém lembraria do que são estes nomes: Equinócio e Perigeu. Só dá pra lembrar mesmo é do Eclipse, que é o mais comum!
O perigeu, que é o menos conhecido dos três, é o ponto de máxima aproximação da Lua com a Terra no plano orbital. Desta forma, a lua de hoje é o que dá pra se chamar de "Super-Lua" e está bem próxima de nós. Como hoje é o inicio do ciclo da lua nova não será a maior lua que podemos ver no céu, mas no dia 29 de agosto já se espera um perigeu, ou uma outra "Super-Lua" cheia, então aguarde, aí sim ela estará bem próxima e totalmente iluminada.
Hoje também é o dia do equinócio, quando a noite e o dia têm exatamente a mesma duração (12 horas). O equinócio, marca o início do outono aqui no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte. A hora exata do evento foi 19h45m, no horário de Brasília.
Uma curiosidade: Macapá, no Amapá, por ser a única capital do País cortada pela linha imaginária do Equador, atrai milhares de pessoas todos os anos ao Monumento Marco Zero do Equador, localizado no ‘meio do mundo’, onde divide os hemisférios Norte e Sul para visualizar a passagem do sol pelo obelisco, como vemos na foto. Uma programação cultural e artística também é preparada para a comemoração do equinócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário