Hoje é dia de Eclipse, Equinócio e Perigeu


Se fossem somente pelas aulas de geografia do colégio quase ninguém lembraria do que são estes nomes: Equinócio e Perigeu. Só dá pra lembrar mesmo é do Eclipse, que é o mais comum!

O perigeu, que é o menos conhecido dos três, é o ponto de máxima aproximação da Lua com a Terra no plano orbital. Desta forma, a lua de hoje é o que dá pra se chamar de "Super-Lua" e está bem próxima de nós. Como hoje é o inicio do ciclo da lua nova não será a maior lua que podemos ver no céu, mas no dia 29 de agosto já se espera um perigeu, ou uma outra "Super-Lua" cheia, então aguarde, aí sim ela estará bem próxima e totalmente iluminada.

Com relação ao mais conhecido, o eclipse, não é também tão comum quanto parece. Hoje é o eclipse total do Sol, que é único no ano. Aqui no hemisfério sul, não será possível vê-lo, somente quem estiver em algumas regiões do hemisfério Norte, como na Groenlândia poderá conferir. Na Europa e em algumas áreas no norte da África e Ásia dará pra ver um eclipse parcial somente. Ele começa às 7h41 GMT (hora de Greenwich, Inglaterra; 4h41 em Brasília), atinge o seu pico às 9h45 GMT (6h45 em Brasília) e termina por volta das 11h50 GMT (8h50 em Brasília). O evento terá a sua maior duração nas ilhas Faroé, que ficam entre a Islândia e a Noruega, lá se verá a cobertura total do Sol pela Lua durante 2 minutos e 4 segundos.

Hoje também é o dia do equinócio, quando a noite e o dia têm exatamente a mesma duração (12 horas). O equinócio, marca o início do outono aqui no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte. A hora exata do evento foi 19h45m, no horário de Brasília.

Uma curiosidade: Macapá, no Amapá, por ser a única capital do País cortada pela linha imaginária do Equador, atrai milhares de pessoas todos os anos ao Monumento Marco Zero do Equador, localizado no ‘meio do mundo’, onde divide os hemisférios Norte e Sul para visualizar a passagem do sol pelo obelisco, como vemos na foto. Uma programação cultural e artística também é preparada para a comemoração do equinócio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock