Londrina 76 Anos


Sexta feira, 10 de Dezembro, e a nossa linda cidade de Londrina comemora mais um aniversário.

São agora 76 anos de história desde a Gleba Três Bocas até a atual  "Capital do norte do Paraná". E já que 2010 é ano de censo, a cidade agora têm dados atualizados e estes só refletem sua riqueza:

Quando a Companhia de Terras Norte do Paraná se instalou neste local, obviamente não previam, os colonizadores, onde o empreendimeno chegaria. Esta companhia chefiada por Lord Lovat na Inglaterra e aqui no Brasil por Mr. Arthur Thomas, fundou 63 cidades e patrimônios, em uma área correspondente a 546.078 alqueires (1.321.499 hectares, ou cerca de 13.166 km2).

Destes espaços o mais próspero certamente é Londrina, que através de Decreto Estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934 foi criada e instalada em 10 de dezembro do mesmo ano. De lá pra cá, 16 homens na cadeira da prefeitura desde Joaquim Vicente de Castro até Barbosa Neto colaboram no empreendimento de Londrina e administram a Pequena Londres de forma a fazê-la exercer grande influência sobre o norte do Paraná, sendo a quata maior cidade da Região Sul do Brasil, segunda maior do Estado.

Somando toda a sua região metropolitana, (distritos Espírito Santo, Guaravera, Irerê, Lerroville, Maravilha, Paiquerê, São Luiz e Warta) são 801.756 habitantes que ocupam cerca de 1% da área total do Estado do Paraná. 

Composta de comércio, serviços e agroindústrias, a Capital do café têm um PIB per capito em 16.055 sendo que, o que faz este número são as mais de 3 mil indústrias de diversos setores, e o comércio local contando com os 6 shoppings ativos (sendo hoje, mais 2 em construção).

Na educação, Londrina conta com 288 pré-escolas, 211 escolas de nível fundamental e 67 escolas de nível médio. De nível superior, mais de 10 unidades no município trazem cerca de 15 mil universitários à nossa cidade todos os anos.

Assim, a Capital dos pés-vermelhos tem seu acervo no Museu de Arte de Londrina e no Histórico Padre Carlos Weiss; Diversos atrativos culturais, em 11 Teatros, 10 Cinemas, Concha Acústica, e no calendário festivais como o Internacional de Londrina (FILO), Festival Demo Sul, Festival de Música de Londrina, Londrina Jazz Festival. Já os eventos esportivos acontecem no Autódromo Internacional Ayrton Senna (sede da Stock Car Brasil e a Fórmula Truck), Kartódromo, Ginásio de Esportes Prof. Darcy Cortez (moringão), Estádio Vitorino Gonçalves Dias e Estádio do Café (que já foi sede dos jogos pré-olímpicos).

Como eventos, a Expo Londrina marca a cidade como a maior feira agropecuária da América Latina, e a Metamorfose a maior festa a fantasia do Mundo. E para quem aprecia belezas naturais, ainda conta com o parque Arthur Thomas, Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, o Salto do Apucaraninha, a Mata dos Godoy e a "menina dos olhos" dos londrinenses, o belo Lago Igapó.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock