Palhaçada no ENEM 2010 desrespeita jovens brasileiros.


Novamente Jovens poderão ser prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio, já que para mais de quatro milhões em todo o país, a chance de ingressar ensino superior público, novamente traz dúvidas e incertezas.

Pelo segundo ano consecutivo, as provas do Enem têm problemas envolvendo o processo de confecção. No ano passado, um caderno de perguntas foi furtado dentro da gráfica Plural (responsável pela impressão das provas), esta gráfica acabou substituída e neste ano a gráfica RR Donelley também errou no Exame.

O Enem, é impresso em quatro versões de cores diferentes: amarelo, azul, rosa e branco. Em cada caderno, as mesmas questões são aplicadas, porém com variação na ordem para impossibilitar a "cola".

Em milhares de casos este ano, as folhas do caderno amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes gerando confusões e reclamações de muitos que afirmam não ter recebido orientações sobre as falhas nos locais de prova.

Ainda ocorreu que alguns jovens que disseram que, após avisarem os fiscais do problema com a prova, receberam um segundo caderno também com falhas. O Estadão (jornal paulista) apurou que, pelo balanço oficial, cerca de 20 mil alunos receberam cadernos com problemas, mas é possível que parte tenha conseguido trocá-lo.

Como se não bastasse, aconteceu também discrepância do cabeçalho com gabarito, sendo que as 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que gerou mais dúvidas.

Os fiscais sempre possuem um estoque de segurança para repor exames com problemas, essa margem era de 10% do total de provas impressas e ainda havia ainda a possibilidade de recorrer aos cadernos dos alunos que deixaram de fazer o Enem no sábado (cerca de 27% do total de 4,6 milhões), mas mesmo avisados pelo Inep a orientarem os alunos, os fiscais não estavam totalmente preparados sobre o erro ou orientavam de maneira equivocada, acontecendo ainda casos em que a classe só recebeu o aviso horas depois do início da prova. Muitos afirmaram que se confundiram ou não tiveram tempo de fazer a marcação certa.

A solução para o Ministério da Educação (MEC) é aplicar outro Enem, no sábado, para candidatos prejudicados pelo erro de montagem no caderno da prova amarela. Já os alunos prejudicados pela troca do cabeçalho dos cartões de resposta, o governo afirmou que abrirá na quarta-feira, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br), um requerimento para que possam pedir a correção invertida que tem até o dia 16 para enviar o pedido.

Dessa forma, a estimativa é de que o número de candidatos com direito à nova prova, caso ela seja aplicada, seja de aproximadamente 2 mil. Porém muitos que fizeram prova nos cadernos de outras cores agora também querem a reviasao por não terem a certeza de que fizeram a prova correta.

O fato é que a isonomia já não existe mais, ou estes estudantes que farão a prova novamente serão beneficiados pelo fato de já saberem a linha que a prova deste ano seguiu e por terem mais tempo para estudar, ou então serão prejudicados caso a prova seja mais difícil. Como fica? Isso já passou a ser uma palhaçada! U
ma verdadeira baderna na organização desta prova, que é a esperança para muitos que não podem fazer faculdade particular e usam o resultado do enem para o ingresso no ensino público. Desrespeito.

Informações: Estadão, G1, MEC, Inep.

4 comentários:

Anônimo disse...

mandem sua reclamacao pra essa palhaçada no email: enem2010@dpu.gov.br
xinguem essa merda, e exijam o cancelamento dessa droga..ahh, e digam q nao aceitam que só os candidatos da prova AMARELA possam refazer a prova. isso é INJUSTO
UMA MERDA

Paulo Rogério de Souza Carvalho disse...

Olá todos Campanha Contra a Palhaçada!

Todos indo geral na Segunda Prova do ENEM com Nariz de palhaço. Eu vou i vc tem coragem?

Bruno Cardial disse...

Então esta palhaçada já tem campanha organizada? Ou criaremos esta organização?
Abraços.

Henrich Elias Heinffenghauser disse...

No Brasil tudo é palhaçada.Primeiramente, gostaria de parabenizar os 1.300,000 votos dos palhaços analfabetos que votaram no Tiririca. Quanto ao enen que mais poderia ser chamado de "anein", como dizem no interior, colocaram analfabetos para avaliarem os estudiosos brasileiros, talvez ano que vem indicam o Tiririca para ministro da educação e a lona do circo cobrirá todo o Brasil.

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock