A sociedade, volta a ser sociedade!

| Rio de Janeiro | momento histórico | polícia subindo o morro |
| prisão de traficantes| paz aos moradores...

Estas palavras estão sendo repetidas incansavelmente nos meios de comunicação há mais ou menos uma semana, quando a polícia partiu para o confronto com traficantes do Rio de Janeiro que reagiam à perda de território, e esta semana promoveram uma onda de ataques.

O Brasil todo conheceu a ação chamada de "Rio Contra o Crime", pois o marco da ação foi que esta não teve como protagonistas somente a polícia e os bandidos, mas também os moradores.


A sociedade (que define-se como "um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade ou, ainda, o conjunto de seres humanos no sentido de pessoas convivendo em grupo o que, neste caso, faz da sociedade um objeto de estudo da sociologia"), não existia naquele local.

No cenário do "Rio Contra o Crime" não existia esta definição. No moro do Alemão, assim como ainda em muitos lugares do Brasil, a sociedade não era um conjunto de pessoas compartilhando propósitos, muito menos interagindo entre si constituindo uma comunidade, eram somente três divisões que não se ajudava. Mas dois destes três grupos que querem compartilhar um propósito, se uniram e decidiram dar um basta, voltar a ser uma sociedade e ir contra um outro grupo que interagia entre sí somente para destruir a comunidade. Assim, moradores e polícia contra o crime, venceram!

Isto é um reflexo que a união, a vontade, o povo, ainda são os maiores aliados para o bem. Será que estamos empolgados demais e acreditando em um conto de fadas? Em um fato isolado? Talvez. Mas então é melhor crer que este 'conto' se estenderá para todo o país, e o Brasil, em breve, como um todo, será uma sociedade perfeita como descreve a definição!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock