DCE da UEL


Ontem e hoje das 8h às 22h00 acontecem as votações para a eleger a chapa do DCE 2010, na Universidade Estadual de Londrina.

Todo estudante matriculado na Universidade tem direito ao voto e as urnas estão espalhadas por todos os centros da UEL, para que os estudantes possam escolher os seus representantes por mais um ano. Muitos alunos estão concientizados, e apesar do voto ser facultativo podemos esperar uma votação em grande número.

A contagem dos votos inicia logo após o fechamento de todas as urnas hoje na sede do DCE. O
Diretório Central dos Estudantes, é uma entidade que representa todos os estudantes de uma universidade, faculdade ou centros acadêmicos.

A Chapa 1 - A UEL de Cara Nova é composta pelos estudantes Patrick Juliano Alves Gomes Wietchorek (Presidente), Thyara Kalahan de Azevedo (Vice-Presidente), Willis José Rodrigues Filho (Primeiro secretário), Gabriel Moreira de Souza Dias (Segundo secretário), Arthur Eliaquin Montagnini (Primeiro Tesoureiro), Luiz Fernando Rissardi (Segundo Tesoureiro) e Vinicius Yoma Bueno (Orador).

A Chapa 2 – Mais vale o que será!!! é composta pelos estudantes Patrícia de Oliveira Santos (Presidente), Raquel Ribeiro de Carvalho Bastos (Vice-Presidente), Cinthia Valéria S. Santos (Primeiro secretário), Michele Aparecida da Silva (Segundo secretário), Taynara Freitas B. de Souza (Primeiro Tesoureiro), Danilo Sanches Santos (Segundo Tesoureiro) e Thiago de Alencar Izabel (Orador).


CURIOSIDADE:

O DCE-Universidade Federal do Rio de Janeiro foi fundado em 1930, sendo inclusive anterior à União Nacional dos Estudantes (1937). Foi uma entidade bastante representativa até que foi fechado pelo regime militar. Várias lideranças do movimento estudantil foram assassinadas, entre elas, o estudante Mario Prata que era o presidente do DCE-UFRJ. A partir de fins da década de 70 quando ocorreu a gradual abertura política os diretórios acadêmicos tiveram permissão para atuar de novo. O DCE da UFRJ homenageou o seu último presidente passando a se chamar DCE Mário Prata. Entre os diversos alunos que participaram da reativação do DCE encontram-se Mário Furley Schmidt e alguns dos integrantes da Turma do Casseta & Planeta, como Marcelo Madureira, Beto Silva e Helio de la Peña.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock