Parece brincadeira mas Tiradentes foi assim apelidado por ter mesmo uma breve atuação como dentista. Além disso, o militar precursor da independência no Brasil tinha um grupo formado por representantes da elite mineira (sendo ele o menos favorecido) e com este grupo ele lutava para o sistema de república no Brasil libertando-o de Portugal (este queria individá-lo mais ou menos como ele está hoje, até "as tampas")
Este ato foi denominado Conjuração* Mineira ou Inconfidência**. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o nosso país que seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia), a bandeira Hoje utilizada pelo estado de Minas Gerais.
Mas a inconfidência não teve sucesso, o poder "de cima pra baixo" derrubou os atos e mostrando para o povo que Portugal ainda mandava no Brasil, o governo tratou de executar o líder daquela turma. Assim foi durante 18 horas lida a sentença de morte do já capturado Tiradentes, que seguiu em procissão pelo centro da cidade até a cadeia pública, onde foi enforcado e esquartejado. Sua cabeça foi erguida em praça pública.
Claro, abafado o caso, somente 100 anos depois (em 1889) a República Federativa do Brasil reconheceu nosso líder como Patroni Cívico e Herói Nacional.
*Conjuração: Compromisso solenemente contraído entre vários indivíduos contra um governo constituído ou as instituições vigentes. Conspiração. Trama. Conjura.**Inconfidência: Falta de lealdade ou de fé à confiança depositada; indiscrição. Tribunal da inconfidência, o que julgava os crimes de alta traição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário