Londrina, agora a cidade está limpa.

Antes da lei.
Após a lei.

Sem querer ser um agregador, mas vou ter que citar aqui outro blog,
o Janela Londrinense do arquiteto Marcel Maciel.

O blog tem um enorme conteúdo de imagens, exemplos e explicações sobre a lei Cidade Limpa, pois além da formação do autor em Arquitetura e Urbanismo, ele também foi chamado para participar de algumas reuniões com a Comissão Técnica da lei, que trata dos casos omissos e discute dúvidas (inclusive, o convite foi feito justamente por causa das indicações dos leitores do Janela Londrinense).

Além das fotos comparativas do "antes e depois da lei", gostaria de destacar duas postagens que resumem os lados da lei Cidade Limpa, opiniões com razão:

"Poucos técnicos que trabalharam na lei. Assim, as fachadas estão ficando desproporcionais. Sem contar que a comunicação visual atual é completamente diferente da época da construção dos edifícios mais antigos, deixando as fachadas desproporcionais. 
Se antes o feio era o exagero, agora é a falta de harmonia."
Maria Luiza Grassiotto
Arquiteta e Urbanista, professora doutora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL

 
"Agora é a hora da criatividade dos profissionais aparecer. Não há uma regra que determine que todas as fachadas devem ser iguais. A lei é bem-vinda e traz a possibilidade de inovação. Um exemplo, nada impede que o comerciante crie um projeto arquitetônico para esconder um ar-condicionado que está na marquise. Ele só não pode usar esse artifício para fixar publicidade."
Wanda Moraes
Arquiteta e Urbanista, diretora de patrimônio histórico da Secretaria de Cultura de Londrina
 
 
 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock