Video game traz violência?




Galera, vocês votaram na Pauta Que Partiu, e com 60% dos votos quem venceu foi a primeira opção, que é sobre a influência do video game na violência.

Os games preferidos pela garotada são violentos, isso não se discute. Em GTA, o personagem tem que roubar carros, bater nas pessoas e até matar, em vários outros o objetivo é matar seus oponentes, como Counter-Strike (o famoso CS), Resident Evil e outros.

Muitos defendem que esses jogos incitam a violência, porém há pesquisas dizendo que se por um lado a popularidade dos video games vem aumentando, a violência entre jovens tem diminuído. Por exemplo, o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que em 1997, quando o GTA foi criado, o número de atos violentos entre jovens de 12 a 15 anos era de 87,9 a cada 1000 adolescentes. Em 2004 esse número já era de 49,7.

Outra pesquisa é da Karen Sterheimer, socióloga norte-americana, que concluiu que 10 anos depois da criação do Doom, um dos pioneiros nesse tipo de jogos,o índice de prisão de jovens nos EUA tinha diminuído 77%.

Aqui no Brasil essa discussão voltou à tona depois do garoto de 13 anos ter supostamente assassinado os pais. O "culpado" pela chacina seria o jogo "Assassin's Creed".

E a sua opinião? Qual é? Video game influencia os jovens e incita a violência??
Conta aí pra gente!! 


Rafael Sanchez
@rafaa_sanchez

2 comentários:

Mari Bomfim disse...

Acredito que não são os jogos que incitam a violência, os seres humanos são violentos e ponto! O que acontece é que a sociedade vem se tornando violenta por outros fatores: desigualdade, intolerancia, descontentamento, aumento populacional, etc, etc, etc...
As pesquisas [que vcs mesmo apontaram] mostram o contrário: os videogames "violentos" servem mais como método catártico do que qualquer outra coisa... As pessoas precisam colocar a violência e o estresse delas em algum lugar, e muito veem esses jogos como uma simulação do que eles tem vontade de fazer com o chefe, esposa/marido, namorado, amigo fdp... e sabem que não podem.
Eu realmente acredito que a pessoa capaz de matar outra pessoa não será impedida ou influenciada por um simples jogo de videogame.
Precisamos arrumar outra desculpa para a violência ou decididamente encará-la de frente.

Anônimo disse...

Acho que quando o jovem é criado com uma boa educação, excluindo algumas pessoas com transtornos psicológicos mesmo, a violência tende a ser evitada. Não é um exemplo de boa educação o exageiro em nenhum aspecto, especialmente o vídeo game. Os pais tem que ser responsáveis por seus filhos e lhes proporcionar êxperiências boas. Isso é independente da situação financeira. A falta de dar um bom exemplo, se não tiver isso em casa vai arrumar em outro lugar e nem sempre o caminHo que o jovem se direciona é o melhor.

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock