Tríduo Pascal


Na tradição da Igreja Católica hoje começa o Tríduo Pascal, são os três dias em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus que antecedem a Páscoa. 

Hoje é a Quinta-Feira Santa, ou pode ser também chamada de Quinta-Feira da Ceia, um dia de plena purificação, tanto que a cor usada hoje nos altares e nas vestimentas litúrgicas das paróquias é o branco. 

Na história, Jesus já sabia que ia morrer (desconfiava desde ontem) e então se reuniu para comer, ou cear, com seus discípulos e nesta hora anunciar para eles a sua morte. A refeição já era da tradição pascal em celebração da libertação do povo de Israel. Antes da comida, mas já no ambiente, um momento especial de ensinamento acontece quando Jesus se inclinou perante todos e purificando-os lavou os pés de cada um dos doze.

Já a noite, os discípulos junto ao mestre num clima todo de tristeza decidiram orar, e para isso escolheram um local já conhecido por eles. Ao leste da cidade de Jerusalém foram ao monte das Oliveiras.

Nesta hora Judas não foi, aproveitou para buscar os que iriam aprisionar Jesus e levá-los ao seu encontro. Era o que já havia sido combinado, e o monte foi o cenário!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock