Começou o conclave


Rolou hoje a primeira votação do conclave, o processo eleitoral que está escolhendo o novo Papa. Como já se esperava, a primeira votação terminou sem uma definição.

Desde o dia 28 de fevereiro, a Igreja Católica está sem seu máximo governante, o Papa, já que o alemão Joseph Ratzingher, com o título de Bento XVI, abdicou do cargo alegando motivos de saúde.

Os 115 cardeais que participaram do conclave entraram na Capela Sistina do vaticano por volta das 17:30hs, quando eram 13:30hs aqui no Brasil e lá eles ficam enclausurados até definir o substituto do papa por eleição, saindo apenas para comer e dormir. 

Ao fim de cada votação, são queimadas as cédulas, e a fumaça vista do lado de fora indica o resultado. A branca indica que está eleito o novo Papa. Como hoje a fumaça vista na chaminé da Capela Sistina às 19:40hs (15:40hs aqui no Brasil) foi preta, sinal que o papa ainda não foi escolhido.

A igreja Católica Apostólica Romana é a maior religião do mundo com quase 1 bilhão e meio de membros, o que equivale a mais de um sexto da população mundial. O conclave, que começou hoje, é um ritual que há oito séculos escolhe o chefe da igreja católica. 

A previsão deste conclave é de dois a dez dias. O mais longo da história foi no século 13 durando quase 2 anos e 10 meses e elegeu Teobaldo Visconti como papa Gregório X. Mas este conclave não promete ser longo, normalmente os 2 dias são o suficiente para que no mínimo dois terços dos cardeais votarem num mesmo escolhido, aí sai fumaça branca anunciando que já estará eleito o novo chefe da igreja católica. 


Vamos aguardar enquanto rola o conclave, a eleição do chefe da maior religião do mundo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock