IPVA mais barato em 2013

19:04 Bruno Cardial 0 Comments

O decreto que fixa os valores para o recolhimento do IPVA no Paraná para o exercício 2013 foi assinado ontem com novidades. A tabela de valores utilizada para o cálculo do IPVA no Estado é a tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta tabela se dá por uma pesquisa no mercado de veículos que foi realizada no mês de setembro. 

Segundo a pesquisa em média, os veículos usados sofreram uma desvalorização de 8,3% em 2012, por isso os valores do IPVA terão reduções de até 11,4%, para automóveis de passeio. Todas as categorias de veículos tiveram queda nos preços, variando conforme o tipo e respectivos modelos. Carros, caminhonetes e utilitários terão redução de até 8,4%, caminhões de 9%, motocicletas 0,9% e ônibus 8,6%. 

A Receita Estadual estima que quase 4 milhões de veículos vão pagar IPVA em 2013 sendo que o Paraná tem dois milhões de veículos isentos do pagamento do IPVA já que são automóveis com mais de 20 anos de uso, taxis e veículos de transporte escolar. 

Um veículo básico, Gol ou Uno, cujo valor venal foi estipulado em R$ 14 mil, conforme a tabela Fipe, vai pagar R$ 350,00 de IPVA no ano que vem. A consulta do valor de referência para cálculo do IPVA pode ser feita no site www.fazenda.pr.gov.br.

AO LER NOSSOS POSTS ATENTE-SE AS DATAS, ALGUMAS POSTAGENS SÃO REFERENTES APENAS QUANDO PUBLICADAS