78 anos da Pequena Londres.


No início da colonização do estado, a Gleba Três Bocas que pertencia a Jataizinho era habitada pelos índios Kaingáng, porém alguns proprietários de terras já iniciavam a abertura e formação de grandes fazendas. 


Foi em 1925, que investidores Ingleses junto com o governo do estado criaram a Companhia de Terras Norte do Paraná, uma loteadora organizada pelo Mr. Arthur Thomas com Antônio de Moraes Barros, João Sampaio e outros grandes nomes que hoje são lembrados em ruas e praças. Daí surgiu o nome, a fim de homenagear suas origens: Londrina, "originária de Londres". 

E os lotes não eram difíceis de serem vendidos, com uma divulgação feita em cima da terra avermelhada fazendo quem pisasse nela ficar com o “pé vermelho”. Nesta época, desceram para o Paraná, criadores paulistas e mineiros, e da Alemanha, Itália e Japão também chegaram colonizadores, por isso Londrina hoje tem tantas influências desses povos. A comunidade japonesa de Londrina por exemplo, é a segunda maior do Brasil e fora do Japão é uma das maiores do mundo com mais de 25.000 indivíduos. 

Décadas de 50 e 60 foram o pleno vapor de desenvolvimento da cidade com o surgimento da SERCOMTEL e a expansão dos conjuntos habitacionais da COHAB. Isto até 75, na "Geada Negra", que atingiu todo o norte do Paraná, arruinando as plantações de café. 

Apesar disso, Londrina se reergueu e após a crise da natureza, mas não contava que nos próximos anos viriam as crises políticas. De lá pra cá, a prefeitura de Londrina basicamente se revezou no governo de dois partidos políticos que em todo o trajeto até hoje protagonizaram duas cassações de prefeitos, e muitas desistências de vereadores e deputados da região em seus mandatos. 

Londrina faz 78 anos com a esperança de um grande salto econômico pelos investimentos que fixam no fim de 2012 inaugurações de centros culturais e comerciais. A segunda cidade mais populosa do Paraná e quarta da região Sul do Brasil abriga 515 707 habitantes, com uma região metropolitana formada por mais 10 cidades somando 801.756 pessoas. 

Parabéns Londrina, felicidades e muito desenvolvimento para nossa Pequena Londres.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock