Está difícil explicar a política!

Exitem vários jovens em Londrina que pouco entendem de política, principalmente de política municipal. Com isto, o nosso blog tenta somente expor ou explicar algumas coisas, mas existem coisas, que é bem difícil de explicar. Por exemplo:
O vereador Marcio Almeida (PSDB), de Londrina, renunciou ao cargo durante uma sessão da Câmara nesta semana. Deixando lugar para o suplente, do mesmo partido, que já passou por outro gabinete, Amauri Cardoso. 
Marcio Almeida estava no cargo porque assumiu o lugar de Paulo Arildo, também do PSDB, que também no fim de fevereiro, só que de 2011, renunciou ao mandato para assumir a gerência regional da Cohapar em Londrina. Almeida deixa de ser vereador para também  assumir uma função no governo do estado, só que na Secretaria de Saúde.
Pois bem:
Tenho uns amigos, jovens, que teimam em manter a opinião com o "senso comum" e me dizem que vereador não trabalha, que está lá somente para ganhar (ou roubar) o dinheiro do povo e enganá-lo. Nisto me oponho, digo que se hoje em Londrina a câmara abre a 5º Comissão de Inquérito, está sim mostrando ao povo que trabalha, e este é só um exemplo!
Mas, vamos pensar na época de campanha, quando os vereadores ainda estão teimando em dizer que vão exercer a vereança para isto ou aquilo, e enchem o povo de motivos para votar neles... Fazem mais de um ano de pré-campanha, três meses de campanha, gastam tempo, dinheiro, ganham confiança, votos, mas... Quando chega um "serviço melhor", largam o posto!
Trabalhar ainda para o povo, sim, é compreensível. Mas não seria para isto (postos administrativos) a articulação política fora de um mandato? Ora, para que serve um partido? 
O que é bem convincente, e todos enxergam é que a visibilidade do cargo de vereador já promove bem o cidadão, e quem quer vencer a próxima eleição, deve sim ocupar o gabinete agora.
Aí os amigos com o "senso comum" me argumentam: 
_Está vendo, me diga agora se isto não seria somente um cabide ou um "trampolim", o sistema político é somente de manobras e o povo fica em segundo plano.
Penso comigo mesmo: 
Algumas coisas na política, são mesmo bem difíceis de se explicar!
Ou chegam a ser inexplicáveis?


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock