Sem feridos, Ouro Verde é consumido pelo fogo!






Por trás da imponente fachada, o Cine Teatro Ouro Verde, fundado em 1952 com projeto do arquiteto Vilanova Artigas, hoje é somente cinzas.

A tristeza que está estampada no coração de muitos Londrinenses, começou por volta das 16hrs deste domingo (12), quando o cheiro de queimado alertou o vigia de plantão. Com a maioria de sua parte interna altamente inflamável, não era de se surpreender que um incêndio, começando no mezanino do teatro o-consumisse todo em instantes.

Curiosos foram se aproximando a medida que as conseqüências do incêndio eram inevitáveis. Barulhos de desabamento e estalos no interior do teatro, amedrontavam os moradores dos prédios vizinhos. Quem estava nas proximidades, como no Royal Plaza Shopping, pela suspensão do fornecimento de energia foi obrigado a se dirigir às ruas, flagrando o triste acontecimento.

Assistindo ao desastre, muitos, como eu, atônitos filmamos e fotografamos o incêndio quase que do seu início ao fim. Mesmo com a ação rápida do corpo de bombeiros, nada pode ser recuperado.
 
Agora, políticos Londrinenses e autoridades da UEL se reúnem com o Governo do Estado para que haja uma iniciativa de recuperação ao sexagenário edifício. Porém o que artística e culturalmente se perde com um incêndio em um teatro que carrega a história de Londrina no próprio nome, jamais será recuperado. Resta a memória!
Patrimônio histórico estadual, o Ouro Verde desde 1978, é um órgão complementar da Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock