Perfil dos presidenciáveis. Se fossem jovens...



Marina Silva (PV), José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), fizeram o primeiro confronto desta campanha ontem na Rede Bandeirantes de TV na frente de todo o Brasil e presencialmente com mais de 150 jornalistas.


Como todo debate, a mediação garantiu o tempo igual para todos e também a harmonia entre os candidatos, e o que se notou claramente e todos falaram inclusive, foi que o "alto nível" deve fazer parte desta campanha e dos demais debates que irão acontecer, sem ofensas diretas e sem palavras baixas em argumentos. (Espera até chegar o debate pela internet!).


Nós, meros telespectadores, não tivemos muita surpresa de como é e continuará sendo o perfil de cada candidato e seus partidos, aqui podemos até comparar estes perfis com a Juventude hoje em nosso país. Se fossem uns 20 ou 30 anos mais jovens, (ou mais até) seriam:


Plínio de Arruda Sampaio, o tipo Jovem revolucionário, que luta contra as diferenças, e sabe que o setor discriminado da sociedade tem seus direitos e deve lutar por eles, sempre! O jovem que atrás de livros e atos revolucionários, quer convencer a sociedade que "eu prefiro ser a metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!".


Marina Silva, poderíamos dizer que seria aquela jovem que nasceu na periferia, estuda em colégio ou faculdade pública, tira sempre as melhores notas (a famosa CDF) e devido à sua grande inteligência, sabe de maneira polida lutar pelos seus direitos. Não fala palavrão, tem cuidados médicos e usa roupa simples (que não chama a atenção dos meninos).


Dilma Rousseff, já seria a Jovem comum de calça jeans e all-star que passa de ano mas não com as melhores notas. Faz suas festas, não é preconceituosa e vive a juventude no embalo do que o país passa e também com vivência de bairro, graças aos seus esforços e sua luta pessoal, com a ajuda da política nacional pode depois de concluir os estudos arrumar um bom emprego e ter mobilidade social. (tipo aqueles que quando adultos são melhor de vida, podem pelo menos uma casa e carro próprios, e contam para os filhos a história de vida, desde a origem simples).


e José Serra aquele jovem que mora no "centro", tem uma casa com empregada,  bons princípios, boa influência familiar, tem ensino particular e quer que todos tenham este mesmo acesso pois é o que garante a "boa vida" adulta que possívelmente terá, tocando a empresa do pai, com plano de saúde para a família, casa na praia e alguns carros na garagem.


Agora você jovem escolhe seu perfil, o que mais lhe agrade ou mais lhe pareça, e defina quem fará a melhor política para o nosso país.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock