Minha coluna deste mês para a revista:
Neymar é a personalidade mais valorizada do país, desbancando atores e cantores que se apresentam em mais que 90 minutos.
Confesso a você, leitor, que estava me segurando para não escrever sobre este jogador, mas não tem jeito, em 2011 não há como falar de esporte, comunicação, marketing e não falar de Neymar.
No mundo da informática, fala-se muito de agregador, um programa utilizado para que o usuário de qualquer tecnologia receba várias informações diferentes “filtradas” e organizadas. Ou seja, ele trabalha como um imã de informações. Podemos também chamar o menino da Vila de agregador, obviamente não de informações, mas de marcas, patrocinadores, investidores, mídia ou simplesmente de olhares.
Neymar Júnior, ou NJr92, sua marca, está sendo comparado na Copa América com Lionel Messi, o argentino melhor jogador do mundo que faz parte do time que é o melhor do mundo na atualidade, o Barcelona. E essa comparação rende até uma negociação com o principal adversário do time espanhol, o Real Madrid.
Porém, não são somente os olhos dos times espanhóis que estão voltados a ele.
Tenys Pé Baruel, Nextel, Panasonic e Red Bull são marcas que despendem de um alto aporte financeiro para estar com Neymar. Seu empresário, seu time, seu pai, a agência do jogador Ronaldo (e dizem nos bastidores que mais algumas pessoas) fazem controles e perspectivas de trabalho com marketing, transações comerciais e negociações de passe. Uma superprodução!
Tenys Pé Baruel, Nextel, Panasonic e Red Bull são marcas que despendem de um alto aporte financeiro para estar com Neymar. Seu empresário, seu time, seu pai, a agência do jogador Ronaldo (e dizem nos bastidores que mais algumas pessoas) fazem controles e perspectivas de trabalho com marketing, transações comerciais e negociações de passe. Uma superprodução!
O que completa, nesse caso, é a própria mídia. A Globo, que tem referência e influência no esporte nacional e internacional, tratou logo de investir na imagem do garoto, realçando suas participações e particularidades e minimizando seus erros, assim como fez com Ronaldo, querendo já “preservar a criação” da imagem de um novo fenômeno.
Com toda essa equipe, não há como ficar fora do valoroso ciclo de negociações do futebol. Mas podemos também, até mesmo os que não gostam muito do jogador, aceitar que realmente o rapaz tem um futebol excelente. Jogando em um time que já atrai olhares pela fama de revelador e por ter sido o time do auge de Pelé, sua habilidade foi mostrada e essa monstruosidade de “paparicação’’ caiu praticamente no colo do menino que ainda tem, no mínimo, dez anos de futebol profissional.
Imagine aonde pode chegar Neymar, ou aonde vão chegar com ele. Há jogadores no Brasil tão habilidosos quanto, porém a bola da vez por muito tempo vai ser ele, hoje o maior agregador de dinheiro deste país.
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