Igreja erra de novo, e CNBB corrige.



O grupo da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - representante das dioceses do Estado de São Paulo, (Regional Sul 1) reconheceu ter errado em posicionar-se politicamente contra o PT e a candidata Dilma Rousseff.

Uma nota intitulada "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", foi feita pela Comissão em Defesa da Vida e endossada pela direção da Regional Sul 1 da CNBB. Dom Benedito Beni dos Santos, bispo diocesano de Lorena (SP), confirmou que o texto é legítimo e foi aprovado no dia 26 de agosto, em São Paulo.

A Polícia Federal apreendeu, em São Paulo, panfletos com o conteúdo produzido pela Comissão em Defesa da Vida, com a logomarca da CNBB e as assinaturas do Regional Sul 1.

O bispo dom Vilson Dias de Oliveira, afirma que “O documento existiu, foi revisto, mas eliminado e disse que "O erro foi colocado, isso não poderia ter acontecido".
Entenda...

A comissão episcopal representativa do Regional Sul 1, que engloba diversos bispos, fez uma nota no dia 26 de agosto, pedindo que esse "apelo aos brasileiros e brasileiras" tivesse ampla divulgação e isso ficou a critério de cada bispo. A divulgação começou a ser feita antes do primeiro turno e continua agora, antes do segundo turno. De modo que "é um documento legítimo assinado pela presidência do Regional Sul 1 em nome do conselho episcopal”, disse D. Benedito Beni dos Santos em entrevista ao site G1.

A divulgação do conteúdo fugiu do controle dos bispos, tanto na internet, quanto pelas paróquias, comunidades, igrejas e as ruas, em todo o país. A pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Polícia Federal apreendeu ao menos 1 milhão de panfletos com o conteúdo produzido pela Comissão em Defesa da Vida, em uma gráfica no bairro Cambuci, em São Paulo.

O material, com a logomarca da CNBB e as assinaturas do presidente, vice-presidente e secretário-geral do Regional Sul 1, recomenda aos eleitores votos somente a candidatos ou candidatas de partidos contrários à descriminalização do aborto. O material teria sido encomendado pela Diocese de Guarulhos, cuja o bispo, D. Luiz Gonzaga Bergonzini, não foi encontrado para falar sobre o assunto.


Assim, os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB divulgaram neste domingo (17) uma nota oficial para esclarecer que "não indicam nem vetam candidatos ou partidos e que respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor".

O bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, responsável pela Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 afirma que “O documento ("Apelo aos a todos os brasileiros e brasileiras") existiu, foi revisto, tirado do ar (internet) e, com essa nota, eliminado"..."O erro foi a apresentação de sigla partidária. Esse erro realmente foi colocado, isso não poderia ter acontecido. Você pode fazer uma nota, mas a partir do momento que você cita nome, cita partido, realmente você fere as pessoas. Com humildade, as pessoas reconheceram e vamos adiante, é preciso olhar para a frente."

Voltando atrás...

A nota de correção divulgada pela Regional Sul 1 diz que o grupo "desaprova a instrumentalização de suas declarações e notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos". O documento foi produzido e assinado por cerca de 50 bispos em uma reunião privada realizada na noite de sábado (16), em Indaiatuba (SP). Os bispos estavam na Vila Kostka, casa de retiros na qual ocorreu uma assembléia com lideranças diocesanas paulistas.

D. Vilson informou que não cabe à CNBB apurar se a ordem para a impressão dos panfletos anti-Dilma teria partido mesmo da diocese de Guarulhos. "Pode haver punição, mas aí é da nunciatura com o bispo", afirmou d. Vilson. A nunciatura apostólica funciona como a embaixada da Santa Sé no País. O núncio apostólico (representante do Vaticano) no Brasil é d. Lorenzo Baldisseri. "Se a polícia apreendeu e se vai ser descoberto se foi ele (o bispo de Guarulhos), ou foi um serrista ou sei lá eu quem foi que fez, quem está patrocinando, isso é a investigação que vai dizer. A CNBB faz questão de dizer que ela está fora disso", disse.


Informações: G1, Estadão.com

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Bruno

Vim agradecer e retribuirseu voto e a confianca, obrigada. BOA SORTE.

Bjo

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock