Apoio petista? No Paraná não.

Um estado que não quer um governo e nem um presidente de esquerda, assim se mostrou o Paraná nas urnas deste dia 3.

Beto Richa (PSDB) que foi eleito com 52,44% dos votos válidos no estado, também teve maioria nas cidades mais representativas como Curitiba, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.

Apesar de Dilma Rousseff (PT) ter ido para o segundo turno com 46,91% dos votos no país, o Paraná indicou sé Serra (PSDB) na frente, com 43,94% contra 38,94%.

Dos 30 Deputados Federais para representar o Paraná, a coligação que pediu votos para Dilma no estado elegeu apenas 11. Dos 54 Estaduais, oficialmente os partidos que apoiaram o PSDB elegeram somente 25, porém, alguns outros que foram eleitos, também pediam votos para Beto Richa, mesmo sem estar na coligação tucana.

Isto mostra a rejeição que o PT têm no estado. Outro exemplo é o candidato ao governo Osmar Dias, que diminuiu sua votação comparando-se com a última eleição na qual não teve o apoio petista.

Além do tucano Beto Richa ter sido eleito no Paraná, Raimunto Colombo (DEM) foi eleito em Santa Catarina, mostrando assim que apesar de Tarso Genro (PT) estar no Rio Grande, e este estado escolher com 46,95%Dilma para presidência (contra 40,60% de Serra) o sul do Brasil segue com maioria também de direita. Nos três estados juntos, Serra lidera com 43,03% e Dilma aparece com 42,07%.

Pelo jeito, as diferenças culturais ainda continuam: Sul contra o Nordeste, Norte e Centro-Oeste. E RS contra PR e SC.

Um comentário:

Srta. Pedritta Lewis disse...

E digo mais... No começo das "negociações partidárias", eu dizia que quem fizesse coligação com o PMDB, estaria eleito (matematicamente), pelo número de militantes deste. Porém, se confirmou que o PMDB é uma colcha de retalhos e, o Paraná mostrou que aqui não tem espaço para o PT. Agora, mais que nunca, precisamos do Serra como presidente, para o bem do Paraná. Vejamos: os dois senadores são declaradamente contra ao governo Richa. A força que poderia vir com Alvaro Dias (PSDB) ficou ameaçada depois do seu apoio ao irmão Osmar. Penso que precisamos de "mais", além dos Deputados. É A MINHA OPNIÃO!!

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock