O apoio do prefeito a um candidato influencia o eleitorado do município?


Uma matéria da série Voto Consciente no Jornal de Londrina de hoje, terminou com esta pergunta. Nesta matéria, são citados no mínimo 2 exemplos de prefeituras do interior do estado onde os prefeitos apoiam candidatos diferentes aos que seus partidos estão coligados.

Nisto por exemplo, tem prefeito do PP (partido coligado ao PSDB) apoiando Osmar Dias e prefeito do PMDB (partido coligado ao PDT) apoiando Beto Richa na corrida pro governo do Estado.

Claro, isso somente tira a certeza de que Osmar Dias terá o maior apoio do estado, já que a coligação "A União Faz Um Novo Amanhã", do pedetista, está coligada com seis partidos que governam 232 cidades, quando a coligação "Novo Paraná" de Beto, é formada por 14 partidos, que têm somente 160 prefeitos. Agora analisemos uma resposta:

Já foi o tempo em que o prefeito ou os seus, (para ser bem claro) conseguiam manipular o voto das pessoas de cidades principalmente cidades menores. Digo aqui as menores não por considerar a população menos esclarecida, mas simplesmente por estarem longe de "holofotes" e mais próximas da conivência da população ou do funcionalismo, oprimidos.

Prefiro crer que já estamos caminhando para um avanço político nas mentes de funcionários municipais e da população em geral, que não se dobrarão ao mando deste ou daquele partido que utilizará da máquina administrativa para fazer o novo governador ou senador ou outro cargo desta eleição.

Opiniões? Surgirão e claro, e os prefeitos tem todo o direito democrático de dar a sua, bem como suas equipes. Mas o tom da pergunta é realmente vinculado à influência direta, e quanto a isso, volto a dizer, prefiro acreditar nas nossas Mentes Esclarecidas. Será que estou sendo um jovem inocente demais? Ou viva a democracia!?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock