Dia da Avó, sabe porque ?



Hoje no Brasil comemoramos o dia das avós.
Deixamos aqui já um carinho especial à todas as idosas (ou não) que são consideradas a nossa segunda mãe estragando as correções rígidas que os netos devem ter ao longo de sua educação.
Mas poucos sabem o porque esta data é dedicada às vovós. 
A igreja católica lembra da vovó de Jesus, Santa Ana neste dia.
Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi. Santa Ana já era de idade avançada e estéril, ficou grávida por uma penitência de seu marido, que ora foi censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. 
Assim, pela penitência e paciência receberam um "prêmio", tiveram por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
Eram residentes em Jerusalém, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que emhebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. 
Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.EmFrança, o culto da Mãe de Maria teve um impulso extraordinário depois das aparições da santa em Auray, em 1623. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock