Quem ganha com a fusão?

A maior rede de móveis e eletrodomésticos do Brasil formada pelo Pão de Açucar/Ponto Frio/Casas Bahia soma pelo menos 20% do mercado brasileiro e continua sem ser ameaçada. Mas parece ser a única!

Com um total de 480 lojas espalhadas em 17 Estados do País e faturamento de R$ 4,6 bilhões anuais, a nova fusão entre as redes varejistas Ricardo Eletro e Insinuante criou uma holding batizada de Máquina de Vendas S.A que detém 8% deste mesmo mercado já preocupa as indústrias e os concorrentes do ramo, por exemplo o Magazine Luiza que partilha de 6% no mercado e ocupa o 3ºLugar.

As industrias já se preocupam também mas em relação ao poder de compra que a Máquina de Vendas terá, prometendo levar ao consumidor o menor preço. 
Com a visão de dobrar de tamanho em quatro anos e alcançar a marca de mil lojas abertas, seria ótimo perante a justificativa divulgada da contratação de mais 15 mil funcionários gerando empregos.

Quem não está nem um pouco preocupado mas deveria são os consumidores, pois estes dois últimos argumentos para empolgar o mercado são mascarados pelas maiores realidades. A Máquina de Vendas com um mercado neste porte não poderia ser adquirida por exemplo pelo grupo Pão de Açúcar ou uma holding do mercado internacional, pois seria uma boa fatia do mercado brasileiro em monopólio ou no poder externo.

Como nisto o maior interesse não é do consumidor e sim dos empresários, consolidar estes negócios depende exclusivamente de seus gestores, daí o público fica somente com as conseqências.


Dados Época NEGÓCIOS

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock