Uma pombinha incomoda muita gente, milhares de pombinhas, vixi...


Não é de hoje que Londrina vem sofrendo com os pombos. Quem anda pela área central de Londrina, sabe do que estou falando... Quem se arrisca a passar por dentro do bosque tem que estar preparado para apertar o passo: uma por causa do mau cheiro e outra porque pode ser atingido por um nada agradável cocô que vem do alto.

Mas, hoje, saiu uma notícia, no mínimo, curiosa no jornal Folha de Londrina. A matéria diz que o secretário municipal do Ambiente, Cleuber Moraes de Brito, anunciou que pretende fornecer bolsas para estagiários da UEL para que eles façam uma contagem dos pombos na cidade. Mas, como conta esses bichos voadores?

Como conta eu não sei, mas a ideia não é nova, viu? Segundo a reportagem, um censo já teria sido feita na cidade entre os anos de 2004 e 2005, ele foi conduzido por um biólogo e professor da UEL, Mário Orsi. A intenção do novo censo é ajudar no planejamento das futuras ações para diminuir a quantidade de pombos na cidade.

Apesar de a gente imaginar mil maneiras de se contar os pombos, o secretário explica que essa contagem precisa ter um critério científico para que não sejam divulgados números errados.

Mais ações estão sendo planejadas pela Sema, entre elas, conscientizar os produtores rurais para armazenar e  transportar os grãos, e sinalizar para que as pessoas não alimentem as aves. Por enquanto a gente já viu a poda das árvores no centro e sabe que um teste com alguns “reatores eletromagnéticos” está em andamento, mas ainda não dá para dizer que funciona, porque o teste não chegou ao fim.


E aí, gente? Alguém se habilita a contar os bichinhos? Será que o londrinense vai conseguir voltar a andar com calma pelo bosque?

Keli Gevezier

Um comentário:

Mari disse...

Fiquei pensando agora como contar esses bichos, gente... deve dar trabalho!
Na cidade vizinha de onde eu moro a rodoviária é infestada de pombas! vc tá lá, de boa, esperando seu bus e corre o risco de ser cagada [literalmente]. Se o negócio aí der certo... avisem!

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock