TV Record leva bronze com o Pan-Americano

Minha coluna deste mês para a revista:
Críticas à programação  e despreparo jornalístico fazem a tão esperada cobertura do Pan ficar em terceiro na audiência.

 Dos dias 14 a 30 deste mês, a rede Record de televisão faz a transmissão dos jogos Pan-Americanos direto de Guadalajara, capital do estado de Jalisco no México. A concessão de transmissão permite exclusividade para a Record na televisão aberta e pela TV a cabo na Record News. O R7, portal da emissora, também traz transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos. Porém não basta poder usar um produto, tem que saber fazê-lo.
Desde 2008, nas olimpíadas de Pequim, a TV Record divulgava que o Pan-Americano seria transmitido com exclusividade. Almejando a liderança na audiência, realizou em sua programação boletins e matérias especiais. O departamento comercial já festejava desde 2009, a venda de 11 cotas no valor de R$ 124 milhões por cada às empresas: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cervejaria Petrópolis, Coca-Cola, Correios, Fiat, Mc Donalds, P & G, Petrobras, Sadia e Visa.
Com o valor, a rede de TV previa investir em pessoal e equipamentos, estreando o inédito “Telão do Pan”, e enviando cerca de 250 profissionais ao México. Mas, após toda esta preparação, parece que o Pan não está rendendo o que a Record esperava. Críticas são perceptíveis em diversos aspectos ao canal, tanto pela programação alterada, quanto pela qualidade da transmissão.
A programação não transmite durante o período dos jogos o Jornal “Record Notícias”, também o programa “Tudo a Ver” e a série “Todo Mundo Odeia o Cris” foram vetados. Com as alterações, o programa americano “CSI” e a novela “Rebelde” foram remanejados de horários, deixando os fãs dos programas revoltados com a emissora e criticando principalmente nas redes sociais.
Além dos próprios telespectadores, a Record também é desbancada pela concorrência. O SBT, com sua programação normal conseguiu facilmente a vice-liderança de ibope nas principais praças nacionais. No sábado (15), o Ibope registrou em São Paulo, das 07 da manhã à meia noite: Globo - 16.3 pts, SBT – 7.6 pts, e Record – 7.2 pts.
O despreparo jornalístico também é claro quanto um evento de tantos jogos simultâneos, apesar das 12 equipes de reportagem e um caminhão de transmissão com capacidade para entrar, ao vivo, a qualquer hora e de qualquer ponto de Guadalajara, os ângulos de captação das imagens, por exemplo, não vetam merchandisings dos locais, menos ainda dos atletas. Não é regra, mas se fosse transmitido, por exemplo, pela TV Globo, a “esperteza” falaria mais alto.
Esperamos então que a Record esteja pelo menos, adquirindo experiência, o que poderá ajudar na preparação para os próximos jogos, já que a emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, além ainda de ter os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.
Se não adquirir experiência agora, poderá afastar muitos telespectadores destes eventos, derrubando assim reputação das competições.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock