Sabbi elege nova diretoria.

Foto:Valdemir camargo

No últmo domingo, parte da região Oeste de Londrina participou da eleição de mais uma diretoria de associação de moradores. A Sabbi (Associação de Moradores dos Jardins Bandeirantes, Industrial e Circunvisinhos), em sua sede na Avenida Serra da Graciosa, elegeu para o biênio 2012-14 como presidente Roberto Coelho, que com uma equipe de diretores e apoiadores, venceu com a diferença de 106 votos a diretoria da atual presidente Silvia Brasão.



Apesar do mau tempo e da proporção de uma eleição comunitária, o sentido de participação da comunidade e a consciência política se fez presente no domingo. Organizada pela Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná, FAMEP, a eleição, mesmo em dia chuvoso contou com mil cento e cinquenta e seis votos, surpreendendo até mesmo o presidente da FAMEP, Rocha. Segundo Rocha, "a comunidade está de parabéns, pois o povo tem que fazer parte das eleições colaborando, cobrando e ajudando a Associação".

As duas chapas que disputaram, já tinham experiência na Sabbi. Roberto Coelho que disputou pela vitoriosa Chapa 02, já foi presidente da Sabbi por duas gestões, 2004-06 e 2006-08. Já pela Chapa 01, Silvia Brasão estava confiante na reeleição, já que iniciou em 2008 os trabalhos na Associação ainda quando seu pai, Antônio Brasão, era o presidente e ela apenas auxiliava na diretoria. 

De acordo com Silvia, Em 2010 quando foi eleita presidente, iniciou vários projetos que ainda estão em andamento, por isso a tentativa de ser reeleita. Silvia justificou também, que as melhorias que já estão em andamento como a Unidade de Pronto Atendimento da Região Oeste (UPA), e a capela mortuária, foram busca desta gestão da Sabbi. Porém, Sílvia viu uma dificuldade muito grande desde que assumiu a associação, pois segundo ela, o vereador eleito com maioria de votos no bairro em 2008, não colaborou com a sua gestão."Infelizmente os temos um vereador do bairro que é oposição à Associação de vereadores, e envés de unir as forças trabalha contra. Quem acaba sofrendo com isso são os moradores que elegeram tanto o vereador, quanto o presidente do bairro".

Nisto, Silvia quando lembrou que a Sabbi foi, com 43 anos, a primeira Associação de Londrina e segunda do Paraná, a ter uma presidente mulher, logo cogitou a possibilidade de se candidatar a vereadra em 2012, pois segundo ela, "o bairro nunca teve uma representante mulher na Câmara e existem indicativos favoráveis a isto".

Logo depois da apuração, o presidente eleito Roberto Coelho agradeceu aos que votaram e também aos que não votaram em sua chapa. Roberto, que é assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Londrina, defendeu a proximidade como poder público. "Acredito que com uma boa relação com o poder público e outros órgãos, agente consegue sim fazer alguma coisa" e completou, "tem que ser parceiro...um presidente de bairro sem o poder público não é nada!".  Já Sílvia, depois da derrota, disse que "Não é porque tem vereadores envolvidos com a chapa deles (Chapa 02), que eles vão pensar pelo lado político e não buscar mais trabalhar pela comunidade", e ainda colocou que fará cobranças o tempo todo à nova diretoria. "Você já viu chiclete no asfalto quente? Será a Silvia Brasão 'no pé' do Roberto".

Depois da apuração, uma carreata pelo bairro celebrou a vitória da Chapa 02 com 622 votos, sobre os 516 da Chapa 01. Os novos diretores tomam posse em Janeiro de 2012.

Clima tenso.

Mas não foi somente de amenidades a eleição no domingo. Presentes no momento, o vereador Ivo de Bassi e o Presidente da Associação de Moradores do Jd. Sabará 1 Milani, foram barrados pela Chapa 01 de acompanharem a apuração. Segundo a chapa, uma reunião feita antes do domingo, pré-estabelecia as presenças no momento da contagem dos votos, garantindo somente alguns representantes das chapas, mais a organização e a imprensa no local. Quando questionados pela organização se os presentes citados poderiam acompanhar a contagem, Silvia Brasão foi taxativa no "Não!"

O clima de desconforto se mantinha do lado de fora da sede da Sabbi, quando Milani explicava à nossa reportagem que a Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída no jardim Sabará, apesar de ter sido um forte argumento de campanha de ambas as chapas para a Sabbi, é uma conquista de sua associação. Milani explicou que foi ele próprio, mais um assessor, que entregou ''em mãos'' ao governdador o Paraná, em curitiba, no ano de 2002, o primeiro pedido da construção. "Esse projeto partiu da minha mão, porque nenhum candidato a vereador ou prefeito naquela gestão falava de construir um hostpital na zona Oeste de Londrina. Parabéns à todos, mas proncipalmente ao meu bairro que é o Jardim Sabará."

3 comentários:

Anônimo disse...

Nenhum dos TRES, articulou essa UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO, o HOSPITAL DA ZONA OESTE é muito mais antigo do que o ano de 2002, cujo GOVERNADOR era JAIME LERNER. A UPA do GOVERNO FEDERAL e se articulou PRIMEIRO nas Conferências de Saúde.Portanto mente o Sr Milani. Inicialmente era para ser levado para um terreno anexo ao JOCKEY CLUB, portanto nem O ROBERTO, nem SILVIA que na época era ALHEIA A movimentos de SAÚDE e muito menos o MILANI que só entrou na IDA para LOCAL ATUAL ou seja aonde era o CAMPO DE FUTEBOL a REBOQUE do PAULO GUTERREZ que é EX.PRESIDENTE DO BAIRRO pois os outros né Sr DIEGO eram contra o local onde era o CAMPO DE FUTEBOL. Quanto ao resultado do PLEITO ELEITORAL digo quem deve ficar de OLHO é a COMUNIDADE.

Anônimo disse...

n precisa nem falar q nenhum presidente de bairro consegue tal façanha...sabemos q isso e coisa de peixe grande vamos ser modestos, e pelo menos corrigir. quem sabe minhas empurradinhas, pedidos e ate maozinha ajudou um poukinho...afinal presidente de bairro e so um representante do seu bairro...bjo crianças.

Anônimo disse...

n acho q devemos falar q nenhum dos tres articulou, afinal eles sao lideres para correr atraz do q necessita no seu bairro, podem n ter esse poder, mas de certa forma contribuiram p tal projeto. pois conheço alguns presidentes de bairro e vejo q fazem oq podem, mesmo n tendo a facilidade. com certeza no meio de tantas assinaturas de autoridades, se um pedido a mais deles n ajudou, atrapalhar n atrapanhou. nosso defeito e esse n trabalhar em equipe.

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock