6 anos sem Brizola

Hoje, 21 de Junho completa-se seis anos de morte de um dos maiores líderes esquerdistas deste país. Polêmico, Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha.

Leonel Brizola ainda é um importante personagem para o processo da redemocratização brasileira. Gaúcho de Carazinho, Brizola foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) em toda a História do Brasil.

Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista, foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, governador e deputado federal pelo Rio Grande do Sul, deputado federal pelo extinto estado da Guanabara e governador do Rio de Janeiro por duas vezes.

Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, mas não conseguiu se eleger.


Morreu aos 82 anos de idade, vitimado por problemas cardíacos. Após sua morte, aos 82 anos, um filme chamado "Tempos de Luta" foi produzido para contar um pouco de sua história mostrando vários momentos marcantes de uma história que se confunde com a história do próprio Brasil. Confira o trailer:







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock