Estúdios da Rádio UEL FM ocupados

22:42 Bruno Cardial 0 Comments


Inspirados nas ocupações feitas por estudantes de todo o país e alegando ser a única forma de serem ouvidos, estudantes de comunicação social da UEL (Jornalismo e Relações Públicas), ocuparam na manhã de hoje os estúdios da Rádio UEL FM, no campus da Universidade.

O movimento discente de ocupação é uma ação isolada e paralela ao movimento dos servidores e docentes, que neste momento estão em greve. 

Os alunos não operam equipamentos ou fazem algum tipo de programa na Rádio, pois, horas depois da ocupação o transmissor, que fica distante dos estúdios, foi desligado sem que a ocupação soubesse. Isso impossibilitou qualquer outra propagação nas ondas sonoras da Rádio UEL FM.

As dependências da rádio UEL FM, no CECA, Centro de Educação Comunicação e Artes, medem pouco mais que duas salas de aula da Universidade. Internamente, este espaço é dividido em departamentos de jornalismo, chefia, atendimento, programação, direção, cozinha e estúdios de gravação e do ar.

Os alunos vêm se manifestando sobre os motivos e as situações da ocupação na página do Facebook chamada OCUPA RÁDIO UEL FM. . Um texto oficial já foi publicado pelos alunos citando as pautas das ações estaduais e nacionais de sucateamento da educação e defendendo também a democratização dos meios de comunicação. 

Nesta pauta de democratização que luta contra o monopólio e os grandes meios de informação brasileiros, há a ideia de inserção das ações dos alunos na programação da rádio e, inclusive, o espaço para a cobertura dos movimentos de greve que neste momento estão atuando na comunidade universitária.

Com a ocupação dos estúdios da Rádio UEL FM, são cinco prédios ocupados na UEL. O primeiro foi o departamento de Artes Cênicas, também no CECA, em frente a rádio.

AO LER NOSSOS POSTS ATENTE-SE AS DATAS, ALGUMAS POSTAGENS SÃO REFERENTES APENAS QUANDO PUBLICADAS