Alunos da UEL avançam com Movimento Estudantil


Por incrível que pareça, o que mais foi dito na assembleia desta terça na UEL não foi a palavra paranaprevidencia, tão pouco o nome Beto Richa (o que poderia ser já que são os pilares principais do movimento). A principal ideia, identificação e motivação do evento foi UNIFICAÇÃO.

Além de professores e servidores novamente juntos em uma assembleia, como dia 25 de fevereiro,  um corpo do movimento estudantil esteve presente em número considerável. Não somente presente, mas aproveitando a unificação para avançar em seus assuntos estudantis com encaminhamentos importantes.

Podemos lembrar que primeira fase da greve (época das paralisações), os alunos aderiram e suspenderam a greve estudantil perto da data em que a Assuel e o Sindiprol/Aduel também o fizeram, porém, pouco conseguiram em suas pautas específicas. Enquanto professores e funcionários discutiam terço de férias, paranaprevidencia e pacotaço, os alunos levavam à tona discussões que os atingem diretamente, (como por exemplo: moradia estudantil, acesso e permanência e RU) o que começou a tratado somente após a suspensão da greve e volta às aulas.

Um exemplo de movimentação estudantil marcou desde a primeira assembléia, o acampamento na moradia estudantil, e todos os movimentos até a última assembléia que dia 19 de uma forma exaustiva decidiu pôr fim a greve dos alunos. A reunião de hoje, garantiu que estes movimentos passados não foram à toa.

O termo religioso "vigiai" deveria ser aplicado aos estudantes, que por mais que tenham participado em grande número hoje, não foi nem perto do que as assembleias estudantis levaram antes. Se todos soubessem que a Assembléia Unificada teria tal importância no andamento das pautas estudantis, com certeza teriam lotado o ginásio do CEFE.

A Assembléia Unificada é a instancia máxima de deliberação dos movimentos, e aproveitando isso no acompanhamento desta assembléia os estudantes conseguiram hoje voz, votações e aprovações de pautas específicas quase todas por unanimidade.

Segundo o tumblr Greve Estudantil UEL, segue em detalhes a descrição dos repasses da assembléia de hoje que, agora em uma só voz, serão levadas adiante:

* Medidas mitigatórias a fim de reduzir os prejuízos e consequências devido ao atraso nas obras do RU, além de haver a disponibilização de cardápio aos finais de semana para as/os moradoras/es da Moradia Estudantil e bolsistas;

*Bolsa permanência p/ o número excedente de vagas daqueles que preenchem os critérios socioeconômicos do Sebec. Que seja feito também o reajuste da Bolsa Permanência (sem correção desde 2009); 

*Ampliação do nº de vagas na creche para que filhas/os de estudantes também possam conseguir uma matrícula; 

*Contratações imediatas de funcionárias/os para o RU; 

*Convocação de Conselho Administrativo extraordinário para debater todas as pautas acima citadas; 

*Levando em conta que um Congresso Estudantil ocorrerá este ano, que datas no calendário sejam liberadas para a participação em massa das/os estudantes no evento. Essa pauta deve ser levada ao CEPE. 

Um comentário:

Dieta+Concursos+Amor = Futuro disse...

Nossa adorei o artigo fantastico.. parabens de Verdade!!


tio douglas londrina

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock