Dia do Escoteiro


Dia 23 de abril é o dia de São Jorge, patrono dos escoteiros por escolha do próprio Fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Esta data passou a ser reconhecida, em todo o mundo, como o Dia do Escoteiro.

Jorge foi um capitão romano, que gozava de grande prestígio junto ao Imperador Diocleciano, mas que em um momento de sua vida distribuiu sua riqueza aos pobres e, logo depois, se manifestou contra os planos de Diocleciano de matar os cristãos, e por isso foi torturado e morto. Formou-se uma lenda em torno de São Jorge, em que, geralmente ele é apresentado como um cavaleiro, montado e de armadura, atacando com uma lança um dragão que queria devorar uma donzela. É apenas uma imagem simbólica, em que o dragão representa o mal e os erros, e a donzela é o pensamento puro que deve ser defendido.

O Fundador Baden-Powell convidou os escoteiros a seguir o exemplo de são Jorge, fazendo parte de uma juventude forte, valente e leal, pronta a assumir seu ideal, lutando contra o que está errado e contribuindo para construir um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock