Minha coluna deste mês para a revista:
Propagandas esportivas estão mais criativas, mostrando o que o esporte reflete nos costumes locais.
Criticadas por somente usar imagens das mulheres anexa às bebidas, as propagandas de cerveja vêm trazendo um novo aspecto, porém sempre com um link “subliminar”. Os patrocínios de campeonatos de futebol deixaram as beldades femininas de lado e trouxeram o link com a cultura local, misturando futebol e opinião.
Anunciado em maio deste ano, o contrato que garante o patrocínio da Heineken International à UEFA Champions League por mais três anos agora vem trazendo esse novo tipo de campanha. Desde outubro, três comerciais denominados: ‘Opera’, ‘Seedorf’s Angel’ e ‘Pantheon’, trazem astros veteranos da bola como Seedorf, Buffon, Adler, Van Nistelrooy entre outros, num tema um tanto quanto interessante.
O cenário são teatros clássicos com a maior valorização dos jogadores e seus feitos que, dentro do teatro, fazem de um lance uma monumental apresentação. Aí a inclusão cultural, mostrando que, na Europa, o futebol é arte, ou classe.
E se o futebol na Europa é “monumental”, no Brasil é “raça”. Aqui a emoção continua, mas a Brahma fez uma busca pela cultura local. Trouxe a paixão do torcedor pelo seu time, bem no auge da emoção das torcidas: o fim do Campeonato Brasileiro.
Com o lançamento da campanha “Torcer é ser feliz!”, a primeira marca brasileira a patrocinar uma Copa do Mundo aproveitou a canção “Dizem que sou louco”, do grupo Os Mutantes, para retratar os que tatuam seu clube nas costas, abraçam a TV durante o jogo e até os que invadem o gramado de um estádio durante a partida.
A diferença é clara! Se o valor da arte e do futebol europeu está impresso não somente para a cultura local, mas para o mundo todo, o país pentacampeão mundial traz literalmente impresso na pele o amor e a paixão por esse esporte, o que também o mundo inteiro já sabe.
Os dois com muita criatividade souberam tirar aquele estereótipo de comercial de cerveja, onde só se coloca mulher de biquíni ou cenário praieiro. Ponto para as agências, evoluindo e muito em criatividade! Melhor para nós, telespectadores, cada vez mais surpresos com as novidades na propaganda esportiva.
Para assistir aos comerciais, acesse os links: Brahma: http://youtu.be/4JyQ5sNwjkw / Heineken: http://youtu.be/dRLZhxMZcbk. Os endereços também estarão disponíveis para acesso direto na página de comentários da oitava edição da Revista Olimpo.
Anunciado em maio deste ano, o contrato que garante o patrocínio da Heineken International à UEFA Champions League por mais três anos agora vem trazendo esse novo tipo de campanha. Desde outubro, três comerciais denominados: ‘Opera’, ‘Seedorf’s Angel’ e ‘Pantheon’, trazem astros veteranos da bola como Seedorf, Buffon, Adler, Van Nistelrooy entre outros, num tema um tanto quanto interessante.
O cenário são teatros clássicos com a maior valorização dos jogadores e seus feitos que, dentro do teatro, fazem de um lance uma monumental apresentação. Aí a inclusão cultural, mostrando que, na Europa, o futebol é arte, ou classe.
E se o futebol na Europa é “monumental”, no Brasil é “raça”. Aqui a emoção continua, mas a Brahma fez uma busca pela cultura local. Trouxe a paixão do torcedor pelo seu time, bem no auge da emoção das torcidas: o fim do Campeonato Brasileiro.
Com o lançamento da campanha “Torcer é ser feliz!”, a primeira marca brasileira a patrocinar uma Copa do Mundo aproveitou a canção “Dizem que sou louco”, do grupo Os Mutantes, para retratar os que tatuam seu clube nas costas, abraçam a TV durante o jogo e até os que invadem o gramado de um estádio durante a partida.
A diferença é clara! Se o valor da arte e do futebol europeu está impresso não somente para a cultura local, mas para o mundo todo, o país pentacampeão mundial traz literalmente impresso na pele o amor e a paixão por esse esporte, o que também o mundo inteiro já sabe.
Os dois com muita criatividade souberam tirar aquele estereótipo de comercial de cerveja, onde só se coloca mulher de biquíni ou cenário praieiro. Ponto para as agências, evoluindo e muito em criatividade! Melhor para nós, telespectadores, cada vez mais surpresos com as novidades na propaganda esportiva.
Para assistir aos comerciais, acesse os links: Brahma: http://youtu.be/4JyQ5sNwjkw / Heineken: http://youtu.be/dRLZhxMZcbk. Os endereços também estarão disponíveis para acesso direto na página de comentários da oitava edição da Revista Olimpo.
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