Mulheres e homens se comportam de forma diferente quando negociam com pessoas do mesmo sexo.

As mulheres se sentem mais confortáveis para negociar pessoalmente. Os homens não se importam de negociar face a face com mulheres, mas quando têm de negociar com outros homens desconhecidos, seu desempenho é inferior.

Em testes realizados pelo pesquisador Roderick Swaab, professor especializado em comportamento da faculdade de administração Insead, os homens conseguiram obter melhores resultados ao evitar o contato direto, mesmo quando usaram um sistema de videoconferência que permitia ver o outro negociador, mas que, devido ao ângulo das câmeras, impedia olhar diretamente no seu olho.

Já as mulheres mostraram um desempenho melhor nas negociações com suas colegas quando elas ocorriam frente a frente. O que Swaab também descobriu é que, para duplas mistas, é impossível identificar alguma distinção.

Isso significa que as mulheres não se mostraram particularmente melhores em entender seu parceiro na negociação com um homem nem os homens se mostraram mais confortáveis ao negociar com uma mulher.

O estudo ainda justifica que quando as crianças brincam entre si, as meninas não têm nenhuma dificuldade em manter contato visual e olhar diretamente nos olhos das coleguinhas. Já os meninos preferem brincar lado a lado e evitam fixar por muito tempo os olhos uns nos outros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock