Como liderar para os lados, para cima, ou para fora ?


Todo o conceito básico de liderança delimita uma equipe de trabalho e claramente expõe um resultado deste trabalho a partir das atitudes do líder. Líder + equipe = resultados.

O paradigma a ser quebrado atualmente requer uma liderança além da convencional. Uma prova de fogo a um calouro na liderança, é ter que liderar o seu chefe ou então liderar para os lados no organograma da empresa. E ainda o que pode ficar pior, você pode ter que liderar para fora das paredes da própria empresa.

Estas situações além das empresas, muitas vezes são enfrentadas em meios sociais, associações, grupos políticos, filantrópicos ou algo do tipo. Lugares em que não se depende da relação contratual ou então não se dispõe de remuneração para reter uma relação.

Claramente a melhor maneira de lidar com esta situação é simplesmente não querer mandar e sim se propor a construir novos líderes. Ensinar humildemente, e fazer do liderado um respeitado aprendiz, trará de forma simples e rápida toda a confiança dos que estão ao seu lado no organograma, e o respeito dos que estão acima. Entenda que para os que estão fora das paredes da empresas, não existe o risco de “tomar o seu lugar”. (o que, aliás, não deve ser entendido por um líder nem aos que estão dentro das paredes da empresa).

Quando se trata de relações não remuneradas e relativamente sem compromisso, o simples ato de querer aprender do outro o atrairá até você, e assim rapidamente você os coloca sem nem eles quererem na posição que você possa liderá-los sem contradições e com compromisso por parte deles.
Apenas um requisito é necessário nesta situação: conteúdo suficiente para liderar ensinando. Tenha isto e gere muitos resultados para todos os lados

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock