Prof. Mario Cortella recebe Cidadania Benemérita


A Câmara de Vereadores realiza hoje, as 19h, a sessão solene para entrega do Título de Cidadão Benemérito de Londrina ao filósofo, mestre e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, professor durante 35 anos (1977/2012) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo.

A iniciativa da homenagem foi do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Professor Rony (PTB) e contou com o apoio de parlamentares da Legislatura anterior. O projeto 73/2012 foi sancionado e transformou-se na Lei nº 11.603/2012. Mario Sergio Cortella nasceu em Londrina (PR), em 5 de março de 1954. Dos 18 aos 20 anos estudou e morou no Convento da Ordem Carmelita Descalça, em São Paulo.

Graduou-se em Filosofia pela PUC-SP e logo em seguida assumiu o cargo de Professor de Teologia e Ciência da Religião da mesma universidade, onde também foi professor do Departamento de Fundamentos da Educação. Também na PUC-SP concluiu o Mestrado e o Doutorado em Educação. É professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no Gvpec da FGV (1998/2010).

O filósofo foi Assessor Especial e Chefe de Gabinete do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1990) e secretário da pasta no Governo Luiza Erundina (1991- 1992). Atuou como comentarista em diversos telejornais e emissoras de rádio da capital paulista, além de colunista da Folha de São Paulo no período de 2000 a 2004. Considerado um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, Cortella integrou o Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES/MEC de 2008 a 2001.

Em razão do eu vasto conhecimento acerca da doutrina da Igreja Católica foi comentarista convidado da Rede Globo para analisar os recentes episódios da renúncia do Papa Bento XVI e da eleição do Papa Francisco. Obras - É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Não Se Desespere! (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Logo após a sessão solene na Câmara de Vereadores, Mario Sergio Cortella vai coordenar palestra sobre o tema “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar-se é perecer!”, dirigida a diretores e professores das redes públicas e privada de ensino, promovida pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Alex Canzinai (PTB). As inscrições para a palestra estão esgotadas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock