"Só estou dando uma olhadinha".


Londrina está refletindo o típico fim de ano esperado pelos empresários do comércio, aumento do fluxo de pessoas e lógico, aumento de trabalho. E que aumento!
Quase metade do comércio contrata “temporários” para esta época do ano, e todo ele está atendendo até as 22:00hs somente para dar conta deste fluxo esperado.
Mas toda esta movimentação não se reflete necessariamente no aumento de lucros. Conversando com gerentes no varejo do calçadão de Londrina, percebemos que é clara a preocupação, pois os vendedores ouvem muito a famosa frase: "Só estou dando uma olhadinha".
É isto mesmo, muita gente anda, mas pouca gente compra. Lojas de eletrodomésticos do calçadão, por exemplo, fecham o dia com apenas 60% das metas diárias dos vendedores cumpridas. Lojas de calçados não chegam a 90%. Os pontos de vendas de celular em algumas lojas não chegaram ainda nem a 40% do total vendido em 2007, e olha que ainda falta uma semana para o fim da contagem. (Já que este prazo não se dá ao fim do mês, mas sim até o natal) E as despesas para manter o fim de ano são as mesmas dos anos anteriores.
E vem o velho argumento: é a crise.
Só não entendo que crise é esta, pois o ramo atingido não é necessariamente o do varejo.
Agora vamos e convenhamos, dê um passeio no calçadão e pergunte para algumas pessoas que por lá transitam o que é a crise, ou em qual setor ela mais fere.
Será que todo mundo responde? ou esta desculpa da crise já que está todo mundo usando e virou “moda”, vou usar também.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock