Partidos políticos são culpados?


Infelizmente, vez ou outra temos que ouvir alguns equívocos de formadores de opinião da imprensa Londrinense. Hoje foi a vez do radiodifusor Ricardo Spinosa, na rádio Paiquerê FM, em seu comentário opinativo diário.

No comentário de hoje (24/05), Sr. Ricardo Spinosa se pautou pela notícia veiculada no radiojornal de sua emissora qual citava a lista de paranaenses que recebeu dinheiro da empresa JBS. Ao se inflamar contra Joesley e Wesley Batista, os corruptores confessos desse escândalo, Spinosa chegou à reta final de seu comentário disparando contra partidos políticos.

Argumentando que os partidos são os fabricantes dos corruptos por “organizarem” a distribuição da grana recolhida e distribuir aos então candidatos, Ricardo preferiu não denominar de quais siglas falava, nem definiu quem são os filiados corruptos deste processo.

Ao descrever o equivoco deste comunicador, não digo ser conta o comentário e a opinião do Sr. Ricardo quanto ao escândalo no país e as organizações criminosas quais geriram o dinheiro, apenas a infelicidade se dá quando ele diz, no ar, frases como: “Você tem coragem de se filiar a um partido político no Brasil? É claro que não. Por que você tem vergonha na cara e não é bandido”.

Ora, tendo em vista a influência que exerce, o número de ouvintes e a classe social que tem como público, que me desculpe o advogado, ex-professor universitário, jornalista e radiodifusor, mas a posição em disseminar esta ideia não está correta.

No Brasil existem 35 partido políticos com milhares de filiados espalhados nos 26 Estados e no Distrito Federal, e realmente é considerável que TODOS os filiados partidários neste país são bandidos e ‘sem vergonha’?

Como esclarecido que é, sabe, o Sr. Ricardo, que no Brasil o sistema eleitoral se dá apenas aos filiados partidários, ou seja, ninguém pode se candidatar na política se não estiver filiado em um partido. Ninguém que queira realmente mudar a política pode ter a chance de entrar para um sistema eleitoral, ser eleito e fazer diferente.

Caso não queira se filiar, deixará que o sistema eleitoral apresente apenas aqueles que, aí sim, são bandidos, sem vergonha e usam dos partidos nas eleições para subirem aos cargos e, de lá, do poder, comandarem a corrupção.

Dizer que todos os filiados partidários no Brasil são corruptos como as cúpulas políticas, seria o mesmo de dizermos aqui que TODA a imprensa neste país é corrompida recebendo dinheiros de empresas públicas estatais, federais, municipais (ou até particulares ligadas a políticos) e se dobram às opiniões dos gestores políticos regentes para não perderem sua verba publicitária, formam opinião conivente à partir do dinheiro que recebem.

Isso pode não ser verdade, assim como também não é que todos os filiados partidários são corruptos.

Existem filiados partidários que são jornalistas, zeladores, economistas, diretores de escolas, motoristas, presidentes de associações de moradores, apresentadores, advogados, professores, funcionários públicos, engenheiros, enfim... em todas as camadas da sociedade podemos encontrar filiados partidários. O sistema corrupto pode passar sim por um partido, mas somente pela sua cúpula, ou por alguns bandidos que comandam esses sistema, assim como pode haver a cúpula bandida favorecida em toda organização social.


Como filiado partidário e como gestor de atividade pública de juventude, incentivo SIM para que os jovens filiem-se a um partido político, seja a sigla ao qual mais se identificarem ideologicamente. É somente entrando e alterando este processo que podemos mudar algo. Se isso deve ser levado ao esperançoso e aguerrido jovem, que seja. Se não, teremos sempre somente os velhos, poderosos, viciados e corruptos que comandarão a política por não terem nem incômodos, nem concorrência. E assim o sistema corrupto permanece.

Jovem, indigne-se, filie-se, saia candidato e seja eleito! Mude o jeito de fazer a política deste país! Esta sim, é uma esperança limpa de fazermos um país melhor.  

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock