Em tempo de greve, DCE e MGE da UEL repudiam seus delegados do CONUNE


O Diretório Central dos Estudantes e o Movimento de Greve Estudantil da Universidade Estadual de Londrina publicaram uma moção de repúdio referente a assembléia convocada para eleger delegados para o congresso da UNE. 

Porém, segundo a moção, a convocação da assembleia foi feita de forma arbitrária, inacessível para os alunos que inclusive neste momento estão ainda em greve estudantil. A justificativa cita, por exemplo, local e horário da reunião

A participação da Universidade Estadual de Londrina no CONUNE seria crucial e de relevância nacional, tendo em vista os últimos acontecimentos referentes a Educação no Paraná e no Brasil, além ainda do crescimento e fortalecimento do Movimento Estudantil dentro da Universidade.

A moção ainda cita o possível "favorecimento de grupos políticos que se utilizam da burocracia para bloquear o movimento estudantil". O CONUNE possui detalhes específicos para a indicação e organização dos delegados para o congresso. Veja aqui.


 Mas o que é o CONUNE? 

O Congresso da União Nacional dos Estudantes é o maior encontro político da juventude brasileira, e o congresso do maior movimento estudantil da América Latina. Este ano, a 54º edição é realizada na capital Goiânia-GO.

No Congresso da UNE cerca de 10 mil estudantes de todo o Brasil se reúnem para definir e preparar as entidades estudantis para os desafios que a juventude encontrará pela frente em defesa da educação e da democracia no Brasil.

O congresso é marcado também - além dos debates, oficinas, grupos de discussão - pela eleição da nova diretoria e o novo presidente para os próximos dois anos. Nesta importância, todos os estudantes engajados em movimentos estudantis no Brasil inteiro se reúnem em suas instancias competentes para retirar delegados (estudantes com direito a voz e voto) para o evento.



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock