Rosa não é cor de menina, é cor de luta contra o câncer


A cor rosa, sempre associada aos atributos femininos, neste momento é o alerta para todas as mulheres: previna-se do câncer de mama! Quanto antes identificada, maiores as chances de combater a doença - segunda maior causadora da morte entre mulheres. Para orientar sobre o auto-exame de mama, a campanha Outubro Rosa domina o mês, querendo colori-lo da cor.

Essa campanha começou na cidade de Nova Iorque, há 23 anos, como uma “corrida pela cura”. Mas foi 7 anos depois que duas entidades também norte americanas decidiram promover atividades de diagnóstico e prevenção do câncer de mama.Uma das etapas da prevenção é o autoexame, que deve ser feito uma vez por mês. O momento ideal é logo após o período menstrual. 

Tão importante quanto cuidar de si, é cuidar de quem você ama. Fique no pé da sua mãe, irmã, esposa, para que elas estejam se cuidando também. Em Londrina, o Movimento Outubro Rosa, composto pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer, universidades e outras entidades promovem uma vasta programação de atendimento. 

Com apoio da Viação Garcia, os famosos ônibus rosas serão unidades itinerantes para oferecer atendimento a toda a população. Todas as mulheres receberão orientações sobre prevenção e inclusive encaminhamento para realizar a mamografia nas unidades básicas de saúde. 

Confira a agenda: dos sábados deste mês, sempre das 8h às 12h.

Sábado 12/10

Jardim Franciscato, em frente à Biblioteca Virtual, Rua Tadao Ohira, 325
Jardim Vista Bela, (Rua Celeste Conto Moro).


Sábado 19/10

Avenida Saul Elkind, em frente ao módulo da Guarda Municipal
Rua Antimônio, que fica no Jardim São Francisco, região oeste.


Sábado 26/10

Avenida Dez de Dezembro, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima
Avenida Theodoro Victorelli, 650.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock