É sua culpa


Um vídeo que trata de maneira irônica e humorística um tema polêmico, o estupro, está fazendo o maior sucesso no Youtube e redes sociais. Ele foi publicado há cerca de duas semanas e já foram quase 2,5 milhões de visualizações.

Se você está pensando que é obra de uma grande produção americana, esqueça. O vídeo foi produzido por um coletivo de humor indiano, o “All India Backhod” - Os Charlatões da Índia, um país que tem sido lembrado por casos desse crime, como o daquela moça de 23 anos que sofreu um estupro coletivo em um ônibus de Nova Déli, em dezembro do ano passado. A morte da moça revoltou muita gente e causou uma onda de protestos que exigiam maneiras mais rígidas de punir esses casos. Mas, ainda assim, muita gente responsabilizou a moça por ter sofrido o estupro. “O que uma mulher estava fazendo à noite fora de casa?”.


Com trechos do tipo “estudos científicos provam que mulheres que usam saia são a causa principal do estupro [...] porque os homens têm olhos”, o vídeo traz uma reflexão da visão machista que não existe só na Índia, como mostram os grandes números de estupros também aqui no Brasil. Fato é que o estupro é um crime silencioso, vexatório e hediondo e toda a forma de reflexão é valida, concordam?


Keli Gevezier



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock