DCE UEL comunica:

Infelizmente uma pessoa do coletivo pró-cotas retirou do Campus da UEL os diversos cartazes que colamos informando o que ocorreu sobre a reforme do DCE do Centro e a pintura do muro. Por isso, utilizaremos também o meio virtual para que a informação seja propagada.


DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES
COMUNICADO:


O DCE vem, por meio desse comunicado, esclarecer alguns fatos relacionados a pintura do muro e utilização do espaço do DCE do Centro.


Primeiramente, a gestão tinha como plano a reforma e revitalização do Espaço do DCE do Centro, planejando com estudantes de vários cursos da universidade uma data para a reforma do referido local. Entretanto, a gestão foi procurada pelo Coletivo Pró-Cotas que se ofereceu para pintar do local em troca da utilização do muro para colocar mensagens a favor das cotas.



Porém, depois de muita discussão, a gestão se posicionou em manter o planejamento anterior, convidando o Coletivo Pró-Cotas para participar do mutirão, tendo autonomia, como qualquer estudante, de se manifestar no espaço. Questionada pelo coletivo, se havia planos para a pintura, foi informado que não havia nenhum espefícico, porém, na hora os estudantes presentes seriam consultados sobre o que seria feito.


No dia 20 de março de 2011, marcado para o mutirão, participaram da pintura e reforma do Espaço DCE do Centro estudantes representando os cursos de Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Direito, Economia, Química, Artes Visuais, Engenharia Civil, Agronomia, Odontologia, Filosofia, Relações Públicas e Jornalismo, além do Coletivo Pró-Cotas.


Antes da pintura da mensagem “Cotas SIM, por uma UEL do povo” e da inclusão do nome “Coletivo Pró-cotas”, os estudantes dos cursos supra citados, se manifestaram contrários a inserção de uma mensagem impositiva sobre um tema que não foi profundamente debatido entre a maioria dos estudantes da UEL. Muito menos, favoráveis a inclusão do nome de um coletivo em específico, uma vez que entendiam que o DCE deveria fomentar discussões sobre o assunto e representar a idéia de todos os alunos, não somente um ponto de vista.


Porém, mesmo com essa discussão, o coletivo Pró-Cotas resolveu executar a pintura da maneira que bem entendesse. Esse fato gerou muita resistência de outros estudantes que participaram da reforma, uma vez que não foi a vontade da maioria presente.


São lamentáveis as acusações recebidas pelo DCE em virtude desse fato, uma vez que promoveu debates sobre diversos assuntos, entre eles “política de cotas”, abrindo espaço para ambos posicionamentos. Ademais, a gestão se esforça para representar a maioria dos estudantes, afinal, representar é saber e respeitar a opinião de todos, inclusive as divergentes. O Espaço do DCE do Centro estará sempre aberto ao coletivo Pró-Cotas para desenvolver suas ações, assim como qualquer outro coletivo.


Cabe lembrar que o espaço do DCE pode e deve ser utilizado por todos os estudantes e entidades para a realização de reuniões, discussões e eventos, como tem ocorrido. Por isso, convidamos todos para participar da reforma e da exposição de artes que acontece na “Semana da Diversidade” realizada até o dia 09.04.2011, das 13h às 20h no DCE do Centro (Rua Hugo Cabral, 727).


Aproveitamos para convocar os estudantes para a próxima reunião do DCE dia 13.04.2011 às 18h no DCE do Campus, onde serão discutidos os temas: Plano de Política Estudantil, prestação de contas da gestão e eleições para o DCE. Lembramos também, das discussões do Fórum sobre Políticas de Cotas na UEL realizado no Cine Teatro Ouro Verde no dia 12.04.2011 às 19h.


Londrina, 07 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock