Dia do Rotary

Hoje 23 de Fevereiro é comemorado no mundo todo, o Dia do Rotary e o 106º aniversário da instituição. Para quem acha que Rotary é uma organização secreta, ou algo extremamente restrito, segue uma explicação breve sobre esta centenária organização de serviços, ao qual orgulhosamente faço parte.

Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada.

A única instituição não-governamental com assento permanente na ONU;

E a responsável pela redução de 99% da póliomielite no Mundo.




Primeiros Rotarianos: William Jenson; Silvester Schiele;
Paul P. Harris, fundador; e Harry L. Ruggles.
Em 23 Fevereiro 1932.
No dia 23 de fevereiro de 1905, Paul P. Harris, Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club.

Isso porque em um dia no outono de 1900, Paul Harris se encontrou com um advogado, seu futuro sócio, para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago e saíram para uma caminhada. Quando seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul.Nisto, Harris ficou impressionado com a maneira este havia feito amizades com muitos dos vendedores. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu.

 O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade, os primeiros Rotary Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.

O advogado Paul Harris; Loehr, um engenheiro de minas; Schiele, distribuidor de carvão e Ruggles, dono de uma gráfica, faziam reuniões e trocavam experiências profissionais assim como até hoje as reuniões de Rotary são para que os rotarianos façam amisades entre si e valorizem as profissões com a utilidade que todas têm na sociedade.


Brasil: A oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, e este clube foi o primeiro clube de Rotary no Brasil. O

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock