Dom Helder Camara - O Santo Rebelde",
de Erika Bauer, documenta a trajetória de um dos líderes político-religiosos mais importantes e polêmicos da história recente do Brasil: o cearense Helder Camara, nomeado Arcebispo de Olinda e Recife em 1964, personalidade decisiva no combate à ditadura militar instalada na época em nosso país. Um resgate da marcante e intensa participação de Dom Helder na luta por uma igreja mais próxima do povo, e a favor dos excluídos.
O documentário traz a público, imagens raras obtidas em instituições nacionais e internacionais - como o Instituto Nacional do Audiovisual da França - e com cineastas que acompanharam a movimentação do Dom Helder na Europa, onde ele falava livremente, ao contrário do que acontecia no Brasil
Os preciosos depoimentos são um capítulo a parte. Foram ouvidos nomes como Leonardo Boff, Dom Marcelo Carvalheira, Dom José Maria Pires (dom Pelé), Dom Mauro Morelli, Lucinha Moreira, Padre Reginaldo, o historiador e um dos biógrafos de Dom Helder, que escreveu o livro que inspirou a cineasta, Nelson Pilleti, a escritora Rose Marie Muraro, entre outros.
São testemunhos que completam este painel histórico e cinematográfico que recorda aos mais velhos e apresenta aos mais jovens a importante figura de Dom Helder Camara.
Exibição do filme "Dom Helder Camara - O Santo Rebelde",
dia 12/11/2009, sessão única às 20h30min, no Cine Com-Tour,
Av. Tiradentes, 1241 (Shopping Com-Tour).
Ingressos no local a R$ 4,00.
Promoção da Cáritas Arquidiocesana de Londrina,
Apoio da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e Cor Filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário