Dia de Santo Reis, o que é isso ?


Pois é, hoje é dia 06 de Janeiro (já), e a Igreja católica celebra hoje a festa da Epifania do Senhor.

Epifania, é um nome que em grego significa manifestaçao. O nome é dado à visita dos 3 Reis Magos que foram adorar o menino Jesus logo depois que ele nasceu.

Essa visita simboliza a manifestação de Cristo não somente aos judeus, mas a todas as nações da Terra.


Mas e estes reis, quem são?

Aqueles que sempre estão no presépio, e claro acompanhando a estrela cadente.


Segundo a tradição e as escrituras da igreja católica, Balthazar, Melchior e Gaspar são uma representação de que até mesmo os poderosos, ricos se curvaram diante de Cristo o Senhor. Mas eles existiram de verdade, Balthazar era rei da Arábia e tinha cor negra; Melchior era rei da pérsia e de cor clara; já Gaspar era rei da Índia e tinha cor amarelada; estes representam os povos e nações de todo o mundo (também juntos adorando ao Cristo).

Reis magos, porque esta palavra na época significava astrólogo, sábios ou filósofos.

Claro, traziam presentes: Ouro, Incenso e Mirra.

Ouro, significava nobresa e era um presente apenas oferecido à reis, incenso representava a fé e era ofeecido apenas para sacerdotes, já a mirra representava perfume suave e era oferecido apenas para os profetas da época. Unindo assim Jesus, profeta, sacerdote e rei.


Mas claro, quem não lembrar ou conhecer estes dados, marca simplesmente o dia de reis como o dia de desmontar a árvore de natal e guardar os enfeites. Então hoje, sai o clima de fim de ano, e amanhã volta tudo ao clima de ano corrido.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock