Qual a trilha sonora do seu dia?



Os sons interferem nas emoções. Existem várias pesquisas científicas que comprovando que os ritmos e as vibrações sonoras podem alterar desde o nosso fluxo sanguíneo até mesmo as batidas do nosso coração, o que diremos então do estado de espírito.
Por vários momentos ouvir uma música relaxante pode mudar o nosso dia. Eu tenho como calmante por incrível que possa parecer, por instantes, uma música bem agitada com guitarras altas estilo Rock internacional. Um estimulante que, de tão agitado, parece dopar o cérebro por alguns minutos e após isto trazer a malacia.
E quem nunca ficou verdadeiramente maluco com um barulho de máquinas, ou de obras. Ou ainda relaxou de forma revigorante dormindo ao bom som de uma chuva caindo. Poderia passar linhas e mais linhas descrevendo a importancia da trilha sonora em filmes, novelas, festas, lojas, eventos e muitas outras ocasiões que são propositalmente para mexer com as emoções das pessoas.
Mas não é exatamente à esta trilha sonora que quero me referir, digo a trilha sonora que as pessoas fazem conversando em nosso dia-a-dia. A nossa rotina não precisa ser ao som de uma música propriamente dita para ter uma trilha sonora, tudo que nós ouvimos: conversas, frases soltas, comentários e etc... Tudo isto faz uma trilha sonora para o que vivemos.
Darwin, em sua teoria naturalista em que "o indivíduo é fruto do meio em que vive" explica que o ser humano vai se adaptado ao local e as necessidades a qual é proposto o seu cotidiano. Muitas empresas investem hoje em um espaço de qualidade para o ambiente de trabalho de seus funcionários visando um melhor rendimento, vejamos o Google como maior exemplo.
Imagine-se então em um ambiente de trabalho onde uma pessoa convive com você é daquelas que somente se lamenta. Lamenta-se da vida, dos problemas de casa, de não ter um amor, que tudo dá errado, todas as tarefas que lhe são passadas são demais, são ruins, não será possível executar, e por aí vai. Agora, pode se imaginar em uma ambiente cercado de pessoas assim, muitos lamentadores o tempo todo? Seria terrível.
Da mesma forma em que seria plenamente enriquecedor trabalhar com uma pessoa, ou então cercado de pessoas que só visam coisas boas, olham os concorrentes e as novidades, pensam sempre em produzir, chegam felizes e saem mais felizes ainda ao fim do dia. Algumas pessoas dependem de outras para estímulo, mas em um cíclo de várias pessoas estimuladas tudo flui fácil. As conversas são ricas, o ambeinte é alegre de criatividade, inovação e nem parece ser um local de trabalho de tão rápido que o dia passa.
Cuidado com a trilha sonora do seu dia, não deixe que fassam os 'sons' das fofocas, mentiras, lamentações, reclamações, pessimismos... Tudo isso entrar nos seus ouvidos como a música ruim. procure viver próximo de pessoas boas, com bons papos, estimulantes e também fale bem das coisas, fale bem das pessoas, não esqueça que a boca mais próxima dos seus ouvidos é a sua.
Viva com uma boa trilha sonora em sua vida!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock