Plínio de Arruda Sampaio


Quando tive a ideia de montar este blog, seis anos atrás, demorei até sentar e tentar rascunhar a primeira postagem. Não tinha a mínima intimidade em escrever e queria somente um pouco de inspiração. Para quebrar este pouco, bastou assistir uma entrevista de Plínio de Arruda Sampaio.

O programa 'Falando Francamente' conduzido pelo jornalista Carlos Chagas, entrevistou no canal Paraná Educativa o que eu defino como um dos políticos mais inteligentes deste país. Socialista, Plínio é definido na abertura da entrevista como "...daqueles homens que não se fazem mais. Talvez, um dos últimos socialistas verdadeiros no Brasil..."

Na entrevista, o deputado constituinte opina sobre toda a política do país em 2008, (e diga-se de passagem não mudou muita coisa de hoje). Depois desta entrevista, fui tomado por uma juvenil inspiração socialista e ainda sem saber como quis escrever, pela primeira vez, a outros jovens com a ideia de, juntos, mudar o mundo.

Minha primeira postagem, em 25 de junho de 2008, citei-o  no que seria um "prefácio" do Aqui Tem Jovem, e ainda sem saber como escrevi:

Quem pôde acompanhar ontem em entrevista ao Canal Paraná Educativa, o ex-deputado federal constituinte Plínio Arruda Sampaio (PSOL), ouviu expressões como “o povo ainda não está preparado para o socialismo, mas precisa ouvir sobre isso” ao falar que o candidato deve expor todos os seus argumentos e ideologias em campanha, mesmo que seus eleitores não estejam preparados para aceitá-los, e “vivemos uma época que eu diria, de catacumba” ao citar a insegurança que o capitalismo traz em todos os sentidos, inclusive no político.
Dentro deste quadro, ouvindo um político histórico em nosso país, (histórico não somente por fazer parte do grupo dos autores da vigente constituição, mas por vasta experiência de política e partidos) podemos analisar, como jovens, que a juventude de hoje é a grande responsável pela situação atual do país, e obviamente a futura também.
Responsável pela atual por não saber nem se faz parte da gama da população que realmente não está preparado para o socialismo, ou na insegura, que não está também preparada para enfrentar o capitalismo que deixa-nos por esta insegurança em situação de “catacumba”; e pela futura porque conhecemos aquela velha frase: “a juventude é o futuro da nação”. “O que é trinta anos na história, não é nada” dizendo isto, o ex-deputado claramente nas entrelinhas diz aos jovens: “esperamos por vocês e deixamos em vossas mãos esta república”. 
Esta então é a grande responsabilidade de pertencer em uma sociedade ao “cargo” de: jovem...

Nesta terça-feira, aos 83 anos, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio morreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo onde estava internado havia mais de um mês tratando de um câncer ósseo.

Desta vez sem um desvio, a política de nosso país fica mais pobre!


Confira a postagem original clicando em ► Jovem ?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock