Vange Leonel

20:22 Bruno Cardial 0 Comments


Vange Leonel se descrevia como cantora, compositora, colunista GLS e proto-escritora. Com nome de batismo de Maria Evangelina Leonel Gandolfo, foi vítima de complicações em um câncer no ovário.

Vange Leonel iniciou a carreira de cantora na década de 80 integrando a banda de rock Nau. Pouco tempo depois, em 1991 seguiu carreira solo e em parceria com a jornalista Cilmara Bedaque compôs a música "Noite preta", seu maior sucesso, que foi abertura da novela Vamp, exibida na Rede Globo. 

Cilmara não era somente sua parceira na composição, as duas eram casadas há 28 anose juntas, atualmente, mantinham um blog no site da revista Carta Capital. 

Forte ativista GLS, como escritora foi colunista de 1997-2000 da revista "Sui Generis", revista mensal de circulação nacional direcionada ao público gay. Em 1999 lançou o livro "Lésbicas"; Em 2001 publicou o segundo livro "Grrrls - Garotas Iradas"; Em 2001 passou a assinar a coluna GLS da Revista da Folha, no Jornal Folha de S. Paulo; Em 2002 lançou o livro "As Sereias da Rive Gauche" e em 2003 lançou o livro "Balada para as Meninas Perdidas", pelas Edições GLS.

Há 20 dias ela descobriu um câncer no ovário, com metástase na membrana que envolve os órgãos da região abdominal. A cantora Vange Leonel estava internada no hospital Santa Isabel, no setor particular da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, não resistindo faleceu na atrde de hoje, segunda feira aos 51 anos.

AO LER NOSSOS POSTS ATENTE-SE AS DATAS, ALGUMAS POSTAGENS SÃO REFERENTES APENAS QUANDO PUBLICADAS