Enem à vista


O Ministério da Educação divulgou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, deste ano. 

Durante duas semanas as inscrições podem ser feitas no site oficial do exame, www.enem.inep.gov.br, e vão de segunda-feira, dia 12, até o dia 23 de maio, sexta-feira.

Depois da inscrição ainda há a taxa de R$35,00 que deve ser paga até o dia 28 de maio, porém os estudantes de escolas públicas e alunos que comprovarem renda familiar inferior a 1.086 reais ficarão isentos. 

As provas estão marcadas para 8 e 9 de novembro. No sábado, dia 8, os candidatos farão provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, dia 9, será a vez dos testes de linguagens e códigos, matemática e redação. 

A expectativa do MEC é que 8 milhões e 200 mil candidatos se inscrevam este ano, cerca de um milhão a mais do que o número de inscritos em 2013.

Quem faz o Enem, pode usar a nota do exame para ingressar na faculdade, podendo participar de programas como o Sisu, (que disponibiliza vagas em universidades públicas, ou então, o ProUni, (para bolsas em instituições privadas) e ainda o e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. 

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock