4 pontos importantes de se pensar sobre os jovens mortos por outro aluno dentro da escola

bullying, escola, Goiânia, jovens, juventude, mortos, tiros,

Um aluno do ensino fundamental atirou contra colegas em uma escola particular de Goiânia na última sexta-feira, dia 20, pela manhã. Dois morreram e quatro ficaram feridos. A arma era da mãe do atirador, uma policial militar.

Era por volta de 11h50, perto do final das aulas de uma escola particular de Goiânia. O ataque aconteceu na sala do 8º ano do ensino fundamental, no segundo andar do colégio.


Na sala, de cerca de 30 alunos, o atirador estava sentado na penúltima carteira da última fila encostada na parede da sala.

Segundo informações o aluno sofria bullying de um outro aluno especificamente, e após não aguentar mais a situação, aproveitou que tinha uma arma em casa para se vingar. Ele disse em depoimento que aprendeu a manusear a arma por vídeos no Youtube.

Os adolescentes Marcela Rocha Macedo, de 13 anos, Hiago Marques, de 13 anos, Lara Fleury Borges e Isadora de Morais ficaram feridos na ação e os pais, desesperados, ajudaram no socorro

Esse fato em Goiânia levanta algumas questões para pensarmos e debatermos sobre os jovens:

- Sobre a facilidade de um jovem ter acesso a uma arma.
Volta a discussão o acesso à armas pelas "pessoas de bem", pelos jovens de bem. Existe pré-candidato a presidência da republica no Brasil defendendo a distribuição de armas às chamadas "pessoas de bem" (como se fossemos definidos socialmente entre pessoas de bem e pessoas do mal). A PM confirmou que a arma usada no crime, uma pistola ponto quarenta, pertence à corporação. Aqui fica as perguntas: Se este garoto de 14 anos que atirou nos colegas de sala não fosse filho de um casal de policiais militares e sim filho de "pessoas de bem" com porte de arma, não teria o mesmo acesso à arma? 

- Sobre a violência nas escolas públicas.

Muitos relacionam a violência com escolas públicas e com periferias, somente. É obvio que a violência, hoje em dia, está em todo lugar. Neste caso, o autor e as vítimas foram alunos de uma escola particular. A violência é uma situação real não somente nas escolas de todo o nosso país como em quase todos os ambientes que o jovem frequenta, sendo ele o protagonista na ação ou quem sofre a violência cotidiana. Não seria a hora de dar a importância necessária e discutir segurança pública diretamente com o jovem?

- Sobre as inspirações dos jovens hoje em dia.

O autor dos disparos disse à polícia que agiu inspirado em massacres como o dos Estados Unidos, e o de Realengo, no Rio de Janeiro. Esta é a inspiração de um jovem de classe média-alta, que frequenta escola particular. Não devemos fechar os olhos quando jovens de periferia cometem algum ato infracional e se percebe que a justificativa de "inspiração" é o ambiente que o cerca, muitas vezes o tráfico e a violência doméstica. Nisto poucos acreditam. É natural da juventude esta situação de inspiração ou de reflexo da realidade social. A realidade deste jovem especificamente prova que sim, a sociedade cria o criminoso que ela condena, seja na no meio social que for.

- Sobre o bullying.

É preciso discutir sobre o bullying. Conversar com jovens, crianças, adolescentes em todos os lugares. Conversar sobre esta ação que infelizmente é comum e cotidiana em escolas, universidades, locais de trabalho, feitas com relações físicas ou hábitos das pessoas.
Conversar sobre o bullying é trazer às claras sobre não praticá-lo, e se não houver controle momentâneo desta prática sobre o fato de não levá-lo tão a sério, com consequências drásticas como esta.
Quando se dá uma repercussão tamanha como se dá para a prática do bullying, se ressalta até mesmo aos que antes não reparavam, não levavam a sério, ou não percebiam. A partir disso todos vêem o bullying  com outros olhos. Inclusive quem o sofre.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock