Uma pesquisa, no mínimo curiosa, feita pela Serasa mostrou
que o brasileiro é vítima de uma fraude a cada 17 segundos.
Só no primeiro semestre deste ano foram mais de 950 mil
tentativas de fraude. Este número chega a ser sete por cento maior que no
último ano.
Segundo a pesquisa, os tipos mais comuns de fraude são as ligadas
a telefonia, quando os criminosos usam normalmente dados do consumidor para comprar
celular ou abrir contas, ou também é comum que façam cartões de crédito falsos
ou até abram empresas com os dados roubados.
Formas fáceis de cair em golpes ou fraudes são, por exemplo,
perder os documentos, dar informações pessoais a desconhecidos ou então clicar
em links não confiáveis na internet.
Para evitar cair em fraudes, principalmente na internet, é
bom sempre desconfiar de sites e links recebidos, mesmo que eles venham no
e-mail pessoal.
Na dúvida, o melhor é não clicar em nada e entrar em contato
com a empresa que enviou o e-mail ou a mensagem.
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