O jovem brasileiro tem clareza sobre a existência dos métodos anticoncepcionais ou contraceptivos, porém, não aplica estes métodos na hora da relação.
Uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo apontou que 6 em cada 10 jovens não usam camisinha ou pílula anticoncepcional. Esta pesquisa foi realizada com 454 mães adolescentes, com idade média de 17 anos de idade. Do total das entrevistadas, 20% são mães solteiras.
A pesquisa também revelou que 8 em cada 10 mães jovens recebem ajuda da família do pai da criança. Apenas 30% dos casais jovens conseguem se sustentar sozinhos.
No trabalho de sexualidade com o jovem não falta informação e sim conscientização. Não basta conhecer os métodos, é preciso usá-los, mas o sentido adolescente de não ter medo dos riscos e achar que nunca vai acontecer com ele, prevalece no momento de uma relação sexual quanto ao entendimento de se prevenir.
Segundo o Programa Saúde do Adolescente o principal sentimento das meninas na hora da relação é o medo de não agradar o parceiro, e o dos meninos, para não utilizar os métodos anticoncepcionais ou contraceptivos ter medo de falhar na relação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário