Desconstruindo


Com certeza você deve ter ouvido a palavra empoderamento. Algo recente, de difícil explicação mas que se dá de forma simples e variada.

Para tentar explicar de forma simples empoderamentos são quando segmentos, grupos, núcleos ou meios sociais afloram, tomam pra si a autoridade que lhes pertence. Dividem uma forma de revelar-se fazendo com que os demais (dentro e fora deste grupo) tenham a mesma coragem de assumir a identidade verdadeira sem receio qualquer do que um tradicionalismo possa influenciar. Mas na verdade esta palavra trás uma carga muito maior com ela.

Um exemplo são as jovens mulheres, líderes, de atitude e coragem, que participaram, produziram e exibirão gratuitamente amanhã, às 8h30, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da UEL, o documentário chamado "Desconstruindo". Um vídeo de cerca de trinta minutos dirigido por Anna Paula Prado, estudante de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que traz experiências de mulheres que conquistaram a condição de assumir o poder dos cabelos cacheados, crespos ou ondulados. 

O que para muitos pode parecer banal, simples ou corriqueiro, no documentário é mostrado como a grande revelação de si mesma, uma vez que pertencemos à uma sociedade que segue um padrão tradicional, cultural e mercadológico, de enxergar de forma (no mínimo) ''estranha'' qualquer atitude ou visual diferente dos descendentes de europeus e norte americanos.

Mulheres que muitas vezes tiveram contato com o alisamento ainda quando criança, de forma simples e inocente, e agora contam quando decidiram parar de usar produtos químicos em seus cabelos encorajaram outras mulheres com relação a aceitação e autoestima. Uma quebra de realidade e mudança.

Além da exibição do filme amanhã, haverá ainda uma exposição com o mesmo título, contendo de doze fotos e  em cada uma um breve depoimento de homens e mulheres de cabelos crespos, ondulados e cacheados de Londrina e região, produzida pelo estudante Artêmio Cassol Neto.





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock