Sesc Cadeião Cultural


Ontem, 10 de dezembro, mais um aniversário de Londrina e um dos presente foi agora um patrimônio histórico. A cidade recebeu a nova unidade do Sesc no município, o’ Sesc Cadeião Cultural’.

O nome refere-se ao prédio, remanescente da década de 1930, que serviu como cadeia pública por mais de 50 anos. O cadeião da Rua Sergipe ficou fechado mais de duas décadas, e agora, restaurado pelo Sistema Fecomércio Sesc/Senac-Paraná virou um centro cultural entregue à cidade no dia de seu 80º aniversário.

O Sesc Cadeião Cultural vai abrigar aulas de diversas áreas artísticas, culturais, contém um espaço para exposições, um espaço teatral e o Café-escola do Senac.

Depois da transferência dos presos, no início dos anos 1990, o governo chegou a tentar demolir a construção. A tentativa não deu certo porque professores e alunos de arquitetura da UEL resistiram, comandados pelo arquiteto e professor Marcos Barnabé. O escritor Domingos Pellegrini juntou-se ao grupo. O trator, depois de arrancar apenas o reboco de uma das paredes, foi desligado.

Além de ser responsável pela não demolição do prédio, Pellegrini foi repórter policial da Folha de Londrina durante anos e entrevistou, dentro da cadeia, muitos criminosos. Ele relata essa experiência e as mudanças pelas quais o prédio passou no livro “A arte da transformação”, que também foi lançado com a inauguração do Sesc Cadeião Cultural.

Abaixo, o vídeo que descreve parte do conteúdo do livro e a história deste patrimônio histórico de nossa cidade.


O horário de funcionamento é das terças e sextas, das 10h às 21h. 
Aos sábados, das 10h às 17h. E aos domingos, das 11h às 17h.

Info: Sesc Paraná

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock